TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Por que estudar história é importante para conhecermos o presente?

Como viver e entender o hoje sem pensar, ou buscar conhecer um passado distante onde estão enraizados o presente e o futuro de nossas gerações? Somos sujeitos e protagonistas da história, é através dela que conhecemos a trajetória da humanidade e desta forma aprendemos por toda a vida.

Em cada passo dado, apreendido ou relatado, voltamos a um passado vivo que está presente em nós, seja nas cantigas de roda, nas brincadeiras, nos contos, nas crônicas e superstições deixadas pelos nossos antepassados. Como são interessantes os ensinamentos apreendidos através das cantigas de ninar, os diversos chás e as simpatias para acalentar ou curar uma dor de barriga, ou até tirar o mal olhado. Quem nunca vivenciou alguma destas experiências?

O tempo vai passando e as perguntas sempre presentes. Como surgiu o mundo? De onde viemos? Porque tantas pessoas diferentes? Para que estudar aquele passado tão distante? Porque as pessoas hoje são tão diferentes das pessoas de antigamente? Para estes questionamentos existem várias respostas diferentes, e através de estudos, pesquisas, conversas e vivência com os mais velhos vamos construindo o nosso conhecimento de mundo.

Baseados nestes questionamentos descobriram que somos sujeitos da nossa história e que é a nossa maneira de pensar, organizar e produzir que movem o mundo. A ação humana sempre esteve presente, apenas evoluiu, cabe a nós refletirmos a que ponto tal evolução traz benefícios e malefícios para a sociedade atual, buscando agregar valores para as gerações futuras, para não deixarmos um passado vazio, ou um legado de incertezas e decepções.

Portanto estudar história é de extrema importância, pois através dela nossa identidade é formada, é a partir do contexto histórico envolto nos aspectos políticos, econômicos e sociais que descobrimos quem somos, e qual é o nosso papel neste mundo dinâmico, interligado por redes diversas cujo centro foi e sempre será a figura humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com