TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades da língua

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

As Habilidades da Língua – Tratamento Didático

    Como instrumento principal no processo de construção do conhecimento, a língua portuguesa deve ser levada ao aluno como meio de expansão da possibilidade de uso de uma língua, já conhecida e dominada em sua variedade oral. A escola fica então, responsável por ensinar a língua padrão em suas habilidades linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever organizadas pelos PCN em dois eixos, língua oral - usos e formas e língua escrita- usos e formas. E ainda, de acordo com os PCN, a organização dos conteúdos deve considerar os conhecimentos anteriores dos alunos, considerar o nível de complexidade dos diferentes conteúdos como grau definidor do grau de autonomia possível aos alunos e considerar o nível de aprofundamento possível de cada conteúdo.

    A definição dos critérios acima listados deve ser flexível, respeitar às diferenças e valorizar a cultura local, permitindo aos professores a refletir sobre sua realidade e tomar as decisões referentes à sequência dos conteúdos, considerando possibilidades e necessidades dos alunos.

    Ao trabalhar a oralidade na sala de aula, é preciso um planejar cuidadoso, respeitando a variedade de língua do aluno, elevando a autoestima, evitando crítica e risos para não bloquear o aluno ao se expressar frente aos colegas, empenhando – se a ensina-los o exercício da adequação aos contextos comunicativos, diante de diferentes interlocutores em intenções de natureza diversa. Diante disso, é importante que os conteúdos do 1º ao 5º ano sejam desenvolvidos através de atividades grupal, permitindo discussões e resoluções de problemas através de atividades variadas de exposição oral, como descrição, narração e análise de situações, atividades de ouvir e falar preparam os alunos para apresentação de trabalhos e, posteriormente, em situações profissionais.

    A comunicação oral pode ser entre duas ou mais pessoas conversando ou, simplesmente, escutando por meio do diálogo, implicando sempre um sentido e resultado, entrando em jogo as características de personalidade do receptor. São várias as possibilidades de comunicação, a entrevista, um pergunta e outro responde, a reunião – discussão, um grupo se reúne para discutir um tema ou tomar uma decisão, o brainstorming (tempestade cerebral), método que visa estimular a criatividade do grupo através da produção intensiva de ideias, o estudo de casos, atividade realizada em grupo, os participantes analisam uma situação, geralmente dramática, a exposição – participação, consiste em escolher um tema de fácil compreensão de todos, os participantes do grupo pesquisam sobre o assunto e abre uma discussão, sistematizando no final, a exposição oral sem intercâmbio (teatro, aula expositiva, conferência, discurso, sermão), se caracteriza pelos elementos conotativos. Todas essas atividades podem ter articulação com a língua escrita, através da elaboração de relatórios questionários e roteiros.

    Observa – se até aqui que as habilidades, de fala e de escuta, ficaram associadas em todas as atividades. A leitura e a escrita também, são práticas que se relacionam e se complementam. A leitura, maior instrumento para o conhecimento e alcançar o maior objetivo da escola de formar um leitor competente, ficando o professor encarregado de despertar no aluno interesse pela leitura. Para qualquer atividade de leitura sempre estabeleça um propósito de leitura, escolhendo sempre um texto que seja compreensível, interessante, mas, principalmente, que seja significativo e acrescente algo àquela criança, crie expectativas, ative o conhecimento prévio e interesse fazendo perguntas sobre o texto e oriente - os para a atividade, esteja sempre disponível, mas não interfira desnecessariamente, prepare uma atividade pós- leitura garantindo assim, no final da atividade o sucesso na aprendizagem. Os PCN alertam para as condições favoráveis que começa na organização de uma boa biblioteca até a organização para a leitura, o uso de recursos materiais e seu bom uso e, sugere leitura diária, leitura colaborativa, projetos de leitura, atividades sequenciadas de leitura, atividades permanentes de leitura e leitura feita pelo professor, além de sua importância desde a inserção no mundo letrado à estabilização das formas ortográficas, na formação de leitores.

    Na produção de textos é necessário que sejam coesos, coerentes e eficazes e para que isso aconteça é necessário uma clara definição de objetivos, para que, para quem, onde e como deve escrever, o que vai escrever e, para o desenvolvimento desta competência é sugerido alguns procedimentos e atividades pelos PCN, desde oferecer textos de boa qualidade até conversar sobre o processo de escrita, propondo atividades como projetos, textos provisórios, produções com apoio e situações de criação. Ensine também novas formas de organização textual, como por exemplo, trabalhar com receita de bolo colocando os ingredientes da massa, do recheio, da cobertura em forma de lista e depois em forma de mapa conceitual, traduzir textos escritos de bate papos, fazendo conversão desta para a língua padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com