TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Geral História Medieval

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE 2[pic 1]

História medieval

  1. Quais são os principais traços culturais do Império Bizantino e quais as relações com os conflitos religiosos ali ocorridos?

R: Um dos principais traços culturais da sociedade Bizantina foi a composição de valores greco-romanos e orientais. Outro traço marcante no Império Bizantino foi a influência do cristianismo, já que em Constantinopla realizaram-se os primeiros concílios responsáveis pela definição dos dogmas da Igreja Católica. Vale lembrar que o Império Bizantino desenvolveu questões religiosas peculiares com as diferentes formas de se pensar, no qual surge o desacordo, como o grupo que defendia a fabricação de imagens sacras, outro era contrário a essa prática. Este ocorrido levou o chamado Cisma do Oriente, em 1054, que dividiu a Igreja Católica em duas: Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa Grega. Isso foi a primeira quebra da Igreja, gerando grandes ameaças e conflitos a este período. Este marco assinala o fim da Idade Média.

  1. Qual era o papel desempenhado pela Igreja durante a Idade Média e em que medida essa instituição influenciava o modo de vida da população?

R: Durante a Idade Média, a Igreja Católica conquistou e conservou um amplo poder: possuía muitas terras, influenciavam nas decisões políticas dos reinos, interferia nas elaborações das leis e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade. Como religião única e oficial, não permitia opiniões e posições contrárias as suas e aqueles que desobedeciam ou interrogavam suas decisões, eram perseguidos e castigados. Vale lembrar que, na Idade Média, a Inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas que não seguiam suas ordens. Ainda, na época medieval, a Igreja condenava o comércio, porque gerava lucros, conhecido como usura. Agindo desse modo, a Igreja pretendia evitar a ascendência social dos vassalos, garantindo-lhes que a salvação estava no desapego dos bens materiais. Os concílios realizados em Constantinopla eram responsáveis pela definição de dogmas da Igreja Católica. Devido à sua autoridade, tornou-se o único estabelecimento centralizado que determinava as regras de conduta social na época, fazendo com que as leis obedecessem aos costumes e a “vontade de Deus”. Por outro lado, o trabalho da Igreja foi de grande valor: ensinaram os camponeses a praticar a agricultura, conservaram leprosários, hospitais, escolas, orfanatos e asilos.

  1. O que é o Alcorão e o que ele representa para os Árabes?

R: Sabe-se que os ensinamentos de Maomé foram reunidos no Alcorão, o principal livro sagrado dos mulçumanos, composto por 114 capítulos no qual registra a palavra literal de Deus Altíssimo que foi transmitida em vários idiomas e revelada ao profeta Maomé em um período que durou 23 anos. O Alcorão (em árabe significa “A Recitação”) começou a ser composto no ano 610, quando o profeta Maomé recebeu a primeira revelação. A religião mulçumana é monoteísta e prega a eternidade da alma. É prática dos mulçumanos orarem cinco vezes ao dia, jejuar periodicamente; peregrinar a Meca, pelo menos, uma vez na vida; dar esmolas e participar da Guerra Santa.

  1. Faça uma síntese do processo de expansão árabe no período medieval.

R: Após a morte de Maomé, iniciou-se o expansionismo árabe, tanto em direção ao oriente como ao ocidente. As invasões maometanas se desenvolveram sob os califas Omíadas e foram resguardadas pelos Abássidas, a despeito das diferentes classes políticas, iniciadas com a fundação do Emirado de Córdoba, em 756. O processo expansionista foi fulminante, incitado por interesses em dominar rotas de comércio, pela cultura do botim, pela Guerra Santa e também pela fraqueza dos adversários. Na Europa, o expansionismo muçulmano foi comprimido, na famosa Batalha de Poitiers, pelos Francos, em 732. Durante a Dinastia dos Abássidas o comércio árabe atingiu grande alcance, destacando-se o comércio de especiarias com as Índias, as diferentes rotas de contato com Constantinopla e as diferentes rotas do norte africano pelo interior, realizado por caravanas, que traziam ouro para a cidade de Ceuta, artefato de interesse lusitano no século XV. A despeito da centralização política e religiosa, a história do império arábico caracterizou-se por várias disputas pelo poder e consequentemente por divisões que, de modo inclusivo passam a existir as duas seitas mais admiráveis do maometismo: sunitas e xiitas.

  1. Conceitue feudalismo, destacando suas principais características.

R: O sistema feudal foi uma forma de organização econômica, social, política e cultural, cujas origens estavam no século V, se firmando entre o século IX e o XII na Europa. A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam seus tributos. Partindo do princípio da obrigação servil, as principais características do sistema feudal eram:

Produção auto-suficiente – destinada ao consumo e não à troca;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (749.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com