TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

1ª Questão: Faça uma carta contando a um amigo como era a educação jesuítica no Brasil Colônia, ou melhor, na América Portuguesa. Descreva os objetivos e principais linhas metodológicas da pedagogia jesuítica. Relate, também, como eram vistos e tratados os indígenas pelos jesuítas. Além disso, aborde as permanências que encontramos da educação jesuítica até aos dias atuais. Sua redação DEVE SER EM FORMA DE CARTA E CONTER ENTRE 15 E 25 LINHAS.(5,0 p.)

Caro amigo,

Escrevo hoje, recordando dos tempos em que a educação começava a dar seus primeiros passos. Tempos estes em que os Padres Jesuítas eram os responsáveis pela formação educacional, eram eles que orientavam os filhos dos senhores de engenho, colonos, escravos e índios na fé cristã, nos valores e nos costumes europeus. Ao estudar a história, lembro-me meu amigo que para conquistar os índios, os padres iam até as aldeias e ensinavam as crianças a ler, escrever e a entender a doutrina cristã.

Aos poucos os jesuítas foram organizando aldeias e logo colégios, daí planejaram um projeto pedagógico e acabaram se voltando a formação da elite no Brasil, fazendo com que a educação se tornasse símbolo de status entre as raças, distinção essa que como eu e você podemos notar reflete ainda nos dias de hoje, caracterizando o que chamamos de preconceito social.

Gostaria de lhe contar um pouco ainda sobre os métodos pedagógicos daquela época, que foram desenvolvidos principalmente pelo Padre Manoel da Nóbrega e previa desde atividades do dia a dia até os conhecimentos de doutrina, de leitura e escrita que eram ensinados através de métodos como a memorização. No Brasil, meu caro, ainda existem escolas ligadas a ordem jesuíta, e é ainda possível perceber determinadas técnicas que surgiram em torno de 1554 e preponderaram até a atualidade, como a formação de valores, a memorização e a competição. Escrevo isso pois sei que, assim como eu, gostas de história, então compartilho com você meu velho, aquilo que eu tenho estudado e que me desperta enorme interesse. Aguardo retorno, para que possamos dialogar ainda mais sobre o passado e dessa forma entender um pouco melhor o presente.

Forte abraço e até breve!

Amiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com