TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 5

Karen Cardoso Benites                RGM: 053.114-01

Atividade 1 – Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos:

a) A Educação dos povos primitivos era organizada em estágios. Descreva os estágios da sociedade primitiva e a característica cada um?

R: No estagio primitivo a sociedade era simples e rudimentar, pode-se dizer que a natureza está geral voltada á educação pratica. Mesmo assim, muito raramente, podia encontrar por parte da sociedade um processo de educação consciente e direto, em que a criança adquire o conhecimento necessário por meio da imitação. Nos primeiros anos de vida as crianças, nas tribos selvagens e bárbaras, aprendiam por meio de brincadeiras com imitações, em miniatura, e instrumentos usados pelos adultos, e podemos assim dizer que esse era o primeiro estágio. O segundo estágio se da pela imitação consciente, pois as crianças imitavam e aprendiam as atividades dos adultos, porque era exigido delas o trabalho. Aqui o verdadeiro objetivo era o sucesso no trabalho realizado e não a educação. A educação teórica era ensinada aos jovens pelos adultos que possuíam valores educativos que era referente às cerimônias das danças e praticas de feitiçaria.

A aquisição de conhecimentos não exige estabelecimentos especialmente destinados às tarefas educativas. A aprendizagem se realiza naturalmente, pois a criança participa, de forma cada vez mais ativa, nos trabalhos comuns. Conforme cresce, o papel que desempenha na comunidade torna-se mais importante e definido. As instituições educacionais que exercem maior influência sobre a formação costumam estar vinculadas às práticas religiosas, às crenças mágicas e ao mundo mítico. Estreitamente ligados. Nos primeiros anos de vida a criança, aprendiam por meio da brincadeira com imitações, em miniatura, dos instrumentos usados pelos adultos. na medida que as crianças vão crescendo começam a receber uma educação pela imitação consciente, pois as crianças imitam e aprendem as atividades dos adultos, porque se exige delas o trabalho. Em síntese, a educação dos os povos primitivos não é sistematizada, pois a finalidade é a de obter resultados do trabalho. Como exemplo é de que nas representações artísticas de atividades sociais deixadas pelos povos primitivos, não se encontra nenhuma evidência de qualquer educação consciente do jovem pelo adulto.

b) qual era a finalidade da leitura e o domínio da escrita para os povos chinês? Os chineses adotavam duas formas de organização escolar, uma era o sistema de escola e a outra de exames. Explique o sistema de exame. Qual era o método adotado, como era as instalações escolares e qual era o valor para o acesso no serviço público?

R: Qualquer quarto ou sala vaga em uma casa particular servia para uma instalação escolar, em uma cabana ou em qualquer abrigo. Os exames governamentais davam direito ás posições oficias, esse sistema era o aspecto central do modo educativo do povo chinês. Através deste sistema, eram colocados a prova todos os estudantes, assim eram escolhidos todos os funcionários públicos, esses cargos eram o maior premio que lhes poderiam ser dados. Havia exames preliminares e em seguida os três exames para colação de grau, provas essas realizadas conforme os métodos do governo, esses graus eram: talento florido, homem promovido e completo erudito. A finalidade da escrita que era aprendida nas escolas elementares era o êxito no sistema de exames, êxito que dependia muito da caligrafia do aluno. Era necessário o domínio da leitura devido a memorização dos clássicos sagrados, porém toda a atenção era voltada a estrutura literária das escrituras sagradas.

A finalidade era o domínio dessas formas de linguagens, isto é, (leitura e a escrita) com o objetivo de decorar os textos sagrados com a finalidade de desenvolver um estilo literário semelhante ao dos escritos sagrados, de modo a assegurar tanto o ritmo como a rima. Com a memorização desse texto. O sistema de escolas são ofertados nas escolas elementares em que é ensinado o currículo anteriormente analisado e encontram- se praticamente em todas as aldeias. O sistema de exames realizados pelo Estado como controle de seu sistema educativo. O exemplo para nos hoje é as provas realizadas nas escolas e o exame realizado pelo MEC (ENEM). 
O método: se dá através do treino da memória com o objetivo do alunos decorar. 
A instalação das escolas: Não há edifícios escolares; a escola funcionava em qualquer sala 
vaga de casa particular, de um templo ou de um edifício público comumente no templo ancestral ou confuciano, ou numa cabana ou em qualquer abrigo coberto de uma esquina ou canto de rua. 
O acesso ao serviço público: Por meio do sistema de exame são escolhidos todos os funcionários públicos 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com