TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da educação

Por:   •  31/10/2016  •  Exam  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  2.117 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: Bruna pereira da silva marques

RGM: 053.15010

Prezadas acadêmicas e prezados acadêmicos,

Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 3 – (Enviar no portfólio 3  a partir  do 16/10  até o dia  31/10/2016) ) . Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos.

Leia com atenção as aulas 06 e 07, para responder os seguintes questionamentos:

  1. Faça uma leitura da aula 6 e descreva como era a organização escolar, a quem estava vinculada e qual a camada social tinha acesso a instrução escolar?

A organização escolar no Brasil Colônia está estreitamente vinculada à política colonizadora dos portugueses e em decorrência do estágio primitivo em que se encontravam as populações que aqui vivam – as etnias indígenas, a educação não tinha o objetivo de escolarização. A participação direta da criança nas diferentes atividades tribais era quase que suficiente para a formação necessária quando atingisse a idade adulta. Num contexto social com tais características, a instrução, a educação escolarizada só podia ser conveniente e interessar a esta camada dirigente (pequena nobreza e seus descendentes) que, segundo o modelo de colonização adotado, deveria servir de articulação entre o interesses metropolitanos e as atividades coloniais.

  1. A organização escolar colonial teve 3 fases: Jesuítica, pombalina e joanina. Fale sobre a essência de cada uma.

Jesuítica: inicia com a chegada ao Brasil em 1549 que tinha por objetivo: catequizar a população; com isso combater o avanço da (Reforma Protestante); o principal representante foi o Padre jesuíta Inácio de Loiola; a educação voltada para a transmissão do conhecimento, objetivando catequizar; lembrando que a educação era privilegio da classe burguesa.

Pombalina: aconteceu com a expulsão dos Jesuítas; surge o ensino público, financiado pelo estado, porém não em todas as cidades das províncias; e pra piorar não havia professores qualificados, a situação no que diz respeito a educação era caótica; simplificação e abreviação dos estudos a educação no Brasil, após a reforma pombalina, continuou reduzida a segundo plano pelas classes dirigentes; e foi desse modo que chegou à independência destituído de qualquer forma organizada de educação escolar.

Joanina: proporcionou a criação do ensino superior no Brasil. Ensino dividido em três faixas: ensino primário, leitura e escrita e ensino superior. Em suma, a história da educação esteve, durante o período colonial, a serviço de interesses alheios ao sentido real da instrução, ou seja, o da formação integral do indivíduo.

  1. A maioria dos imigrantes que vieram para o Brasil, fugindo da promoção do liberalismo resultante da Revolução Francesa, de um contexto histórico-cultural de profundas lutas e tensões e da chamada Restauração Política e Religiosa.  Ao chegarem aqui no Brasil, qual o apoio do governo brasileiro no que concerne a educação? E qual era a intenção de governo ao defender uma política imigratória de uma colonização mista?

A maior parte dos imigrantes veio de um contexto histórico-cultural de profundas lutas e tensões entre o avanço do ideário liberal e da Restauração Política que em grande parte haviam chegado ao Brasil antes desta data, estavam habituados a uma concepção política descentralizada, de feição comunitária e de autonomia local\regional. Também o processo escolar estava fortemente vinculado à dinâmica comunitária. Por isso mantinham relativa distância em relação ao Estado, com organização política centralizada. A escola, como instituição ativamente envolvida em formas de regulação social e moral, é um espaço privilegiado na disputa e na conformação de relações de poder na sociedade. Este espaço tem um peso especial quando entra em cena o objetivo de definir o que pode ser entendido por nacional e quais as diferenças étnico-culturais que não se conjugam com essa perspectiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com