TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da educação

Por:   •  17/4/2015  •  Ensaio  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

A história da educação é parte da cultura, fazendo parte da história em geral.

Percebemos que a educação de antigamente tinha vária fases principais, tais como:

Educação primitiva - agiam de formas instantes, pois as crianças aprendiam por imitações , observando os comportamentos dos adultos durante a pesca , quando caçavam pra se alimentar , quando cuidavam de suas plantações ,etc.

Educação oriental - eram desenvolvidas por povos civilizados, no decorrer do tempo uma escrita associada com alguns mestres em sala de aula, levando novas criações nos países orientais para as crianças entre 6 e 7 anos que se inicia com a escrita , ou seja ler , escrever e contar, voltada para as escolas superiores .

A educação oriental era dividida em classes, as escolas eram fechadas e separadas para a classe dirigente.

A escrita era restrita, devido ao caráter esotérico. Neste período da história, surgiu o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro pra os filhos dos nobres e de altos funcionários, muitas pessoas eram excluídas da escola, se submetendo a educação familiar informal.

Educação Grega - neste período, as crianças viviam sua  primeira infância em família, sendo cuidadas pelas mulheres, e submetida á autoridade do pai, podendo ser reconhecida ou abandonada por ele. A educação grega era centrada na formação da criança.

Quando não existia a escrita, a educação era transmitida por seus familiares, conforme sua tradição religiosa.

A cultura grega era transmitida por várias atividades coletivas, como, festivais, banquetes e reuniões.

A escola, ainda era considerada da elite, atendendo aos jovens de famílias nobres e de comerciantes ricos.

Houve uma demora para que transmitissem o ensino das letras, pois o ensino era mais esportivo que intelectual.

Educação Romana - na educação romana não havia democratização, dando ênfase para a formação moral e física do indivíduo.

A educação na Roma era destinada a formar em particular os civis romanos, formado antes em família, pelo papel central dos pais, a mãe sendo menos submissa.

A mulher era valorizada como mater famílias, reconhecida como pessoa educativa, controlando a educação dos filhos, formando os a pedagogos e mestres.

O ideal romano da mulher, fiel e operosa, atribuiu a ela um papel familiar e educativo.

Educação medieval - a educação medieval teve como início a doutrina da igreja católica, de onde partiram os modelos educativos e as práticas de formação.

Alguns conteúdos da escola moderna e até mesmo da escola contemporânea veio das escolas monásticas e das catedrais: o latim, o ensino gramatical, a imagem da filosofia como lógica e metafísica.

Educação renascimento - o renascimento foi um período da história  marcado por interesse pelo passado Greco romano clássico, especialmente por sua arte.

A matemática e as ciências da natureza eram privilegiadas neste período.

Educação moderna – surgiu no século 18, tomando nova forma, consolidando no iluminismo no século 19.

A família teve uma redefinição e organização na modernidade, fazendo da criança o centro-motor da vida familiar, elaborando um sistema de cuidados e de controles, valorizando-as como mito.

A escola moderna formava conhecimentos, comportamentos, articulava na didática, ensinando diversos saberes em torno da disciplina.

A disciplina escolar teve raízes na disciplina religiosa, tendo menos instrumentos de exercícios, de que aperfeiçoamento moral e espiritual, buscava sua eficácia como condição necessária do trabalho em comum, mas também buscava seu valor de edificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com