TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da educação

Por:   •  10/6/2015  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

R: A relação entre o tema e a visão de Froebel visa demonstrar que as brincadeiras são atividades de estimulação capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança em idade pré-escolar. Concede a oportunidade de dar às crianças uma “nova” infância. Uma infância que tem de ser respeitada em seus interesses e curiosidades, em que a mesma deve brincar muito e, através da brincadeira, desenvolver suas potencialidades.

b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.

R: Sim , existem diferenças.

A Educação Positivista baseia-se em fatos reais e na experiência, não admitindo a dúvida e outras hipóteses como as teorias divinas pois não estavam habituados a abstrações metafísicas. Luta contra o ensino leigo e contra o tradicionalismo da religião.

Já na Educação Socialista a criança desenvolve o aprendizado em conjunto com outros indivíduos conhecendo a si mesmo e podendo formar suas próprias opiniões.

c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

R: Podemos relacionar o pensamento político com a educação através da liberdade intelectual do indivíduo, podendo interpretar o mundo com suas próprias ideias e opiniões.

d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional ? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.

R: A Educação Construtivista se nega a tradicional concepção metafísica da natureza humana universal, essencial e estática. Ela é feita pela interação social do homem e sua ação sobre o mundo capaz de formá-lo para a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com