TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da educação APII

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

A - Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

Resp: Froebel foi o primeiro educador a ressaltar a importância do brincar, da atividade lúdica e do relacionamento social da criança na família. Sua atenção estava voltada para a educação infantil; observou que a criança através da atividade de brincar estimula o desenvolvimento sensório-motor; a interação com os brinquedos faz a criança desenvolver novos métodos para resolução de problemas aperfeiçoando suas habilidades.

O artigo “A perspectiva sócia construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” ressalta os estudos de Vygotsky de que o aprendizado e o desenvolvimento da criança ocorrem em função das interações sociais. De acordo com seu conceito mais importante (zona de desenvolvimento proximal) durante as brincadeiras a criança aprende a desenvolver o raciocínio e busca resolução com outras crianças e com os adultos, estimulando as relações sociais para a aquisição do saber.

Portanto a atividade de brincar é em ambos estudos de fundamental importância no desenvolvimento da criança.

B – Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique:

Resp: Comparando a educação Positivista ao pensamento Socialista, ambas apareceram durante períodos de crises sociais, mas existem diferenças importantes a ressaltar: a educação Positivista se baseia nos fatos, na experiência humana através das ciências, da filosofia e não admite dúvidas nem o conhecimento tradicional religioso, sendo caracterizada pela maturidade do espírito humano; enquanto o pensamento Socialista se baseia na visão política, defendendo a educação universal, iniciando uma reforma educacional, defendendo o direito a educação pelos pobres da sociedade, tornando a educação como função social, criando graus de desenvolvimento, partindo do conhecimento mais simples ao mais complexo.

C – Temos, no período do iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

Resp: John Dewey tinha uma visão política contrária a educação tradicional (memorização e predominância do intelectualismo), ele acreditava que a criança aprendia as atividades fazendo na prática, preparando a criança para a vida na sociedade. Através desse método o educador descobria os reais interesses da criança e avançava no conhecimento apoiando nesses interesses.

D – A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional?

Resp: A educação construtivista é contrária ao método tradicional em que o aluno recebe o conhecimento pronto e se torna passivo. A abordagem da educação construtivista é dinâmica, fazendo a criança interagir com o conhecimento no meio social para seu desenvolvimento educacional.

Jean Piaget propôs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com