TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIDADE E ADOLESCÊNCIA

Por:   •  2/11/2015  •  Dissertação  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

IDENTIDADE E ADOLESCÊNCIA

Santana do Acaraú – Ceará

- 2013 –

O indivíduo ao entrar na adolescência, vivenciará um momento de descobertas, indagações e conflitos consigo mesmo, aonde poderão ter o acompanhamento da família ou afastamento desta, novas amizades, sendo que todas contribuirá de certo modo para sua formação pessoal.

É comum nesta fase existir diferentes reações para as mesmas situações, como o seguinte: haverá dias que o adolescente achará seus pais e amigos, as melhores pessoas do mundo. Contudo, existirão dias em que vê-los bem longe, denominando-os de controladores e egoísta. Poderíamos citar vários exemplos, mas a princípio este que trouxemos nos faz vislumbrar o que pode ocorrer dentro da “cabecinha” de cada adolescente.

É de fundamental importância o papel dos pais na vida do jovem, pois este se espelhará na vida de seus genitores, haja vista, ser pai e ser mãe é muito mais do que laço biológico, é sentimento pessoal e responsabilidade social, trazendo direitos e deveres junto à sociedade e família em si.

A sociedade nos traz várias denominações, como filho, aluno, contribuinte e vários outros, mas participarmos de grupos de amigos, frequentamos lugares comuns a outras pessoas, mas mesmo assim, temos nossas próprias percepções, pensamentos, desejos, construindo assim nossa identidade própria.

Com isso, a caracterização de nossa identidade é o conjunto de uma série de representações, conhecimentos e atitudes, em que externará nossa origem, capacidade, aptidão, interesse, necessidade, e principalmente, objetivo e justificativa de vida.

Na adolescência, aparecerão as mudanças biológicas, como puberdade, que é a transformação mais visível do nosso corpo.

Ocorrerá neste momento, dentro do contexto social, uma lista do que pode e do que não pode ser feito, a fim de que o adolescente possa se condicionar os ditames da sociedade, exemplificando, como o caso de que só poderá ter filhos que tiver condição de sustenta-lo.

A adolescência é o marco da vida infantil e a preparação para a vida adulta, não importando em que sociedade em que esteja inserida, esta pode ser considerada uma regra geral.

O comportamento na formação da identidade é fruto das bases familiares e escolares, pois estas tem a obrigação de orientar e educar seus infantes para o desenvolvimento saudável dentro da sociedade.

A adolescência é uma fase conturbada, em que se caracteriza pela profunda necessidade de auto firmasse perante sua família, amigos e comunidade. Alguns optam por imitar algum ídolo, outros preferem contrariar tudo. Mas é uma experiência válida, pois terá a oportunidade de assimilar o que lhe for melhor.

Após a adolescência, período de saída da infância e descobertas, seja biológica seja social, a identidade pessoal será evidenciada no final dessa fase de vida, aonde já terão experimentado vários conflitos externos e principalmente, internos, corroborando assim para a fixação de sua própria identidade.

Na adolescência, o individuo buscará independência, a fim de que na sua fase adulta ele seja auto suficiente, seja independente. Já os pais vivenciarão um período até interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com