TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMAÇÕES SOBRE ALGUMAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 2 - TABELA: INFORMAÇÕES SOBRE ALGUMAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Teorias
Psicologias-Aspecto Conceituais
Contribuições o âmbito educacional

Teorias                                        Psicologia – Aspectos               Contribuições para

                                                          conceituais                         o âmbito educacional

Teoria verbal significativa

A aprendizagem significativa acontece quando uma informação se conecta a um conceito já existente na mente do aluno, ou seja, é possível aprender significativamente novas ideias na medida em que outros conceitos já são de conhecimento do mesmo. Em outras palavras, os novos conhecimentos se relacionam com o conhecimento que já possui. Pode ocorrer de três formas diferentes, sendo através de representações, conceitos ou de proposições.

 Investiga o papel da linguagem verbal. A partir desse contexto, observa-se que no construtivismo a noção central é a de que a compreensão e a aprendizagem são processos ativos, construtivos, generativos e de reorganização. As palavras do professor não ficam simplesmente gravadas diretamente na mente dos alunos, pois elas agem depois de serem implementadas por eles (Franco 1998).
Reconhece que as crianças são agentes ativos que se comprometem com a construção do seu próprio conhecimento, integrando a nova informação no seu esquema mental e representando-a de uma maneira significativa. A aprendizagem pode ser facilitada através da realização de determinados tipos de atividades atraentes de construção.

Teoria genética da aprendizagem

Jean Piaget criou a teoria da aprendizagem, abordou o desenvolvimento da inteligência através do processo de maturação biológica. Para ele, há duas formas de aprendizagem. A primeira equivale ao próprio desenvolvimento da inteligência, esse desenvolvimento é um processo espontâneo que inclui maturação, experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio. A segunda forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações específicas ou a aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais. 
No processo de desenvolvimento, Piaget definiu que as crianças se desenvolvem através de estágios, sendo eles:
Sensório- Motor – Período que vai do nascimento, até os 2anos de idade. 
Operações Concretas – ( 2 a 7 anos de idade) Operações formais – (11/12 anos a 14/15 anos de idade).

 Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com o seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Tem por objetivo analisar as contribuições da teoria Piagetiana no desenvolvimento das aprendizagens da linguagem na educação infantil. A importância do estudo sobre essa temática diz respeito ao fato de que por meio dessa teoria se pode estimular a criança situada no estágio pré-operatório para adquirir habilidades verbal e simbólica necessárias para a iniciação da nomeação de objetos e a construção do raciocínio intuitivo.

Teoria sociocultural

Vygotsky foi o criador da Teoria Sócio cultural que enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento do homem. Essa teoria concentra-se na relação entre a interação social do individuo e o seu desenvolvimento cognitivo, ou seja, o conhecimento é construído nas interações dos sujeitos com o meio e com outros indivíduos, e são estas interações a principal mediadora da aprendizagem. De acordo com Vygotsky, o ser humano é um ser social que constrói suas individualidades a partir de contatos com outros indivíduos.

Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com