TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade contemporânea

Por:   •  13/6/2015  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

                              CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH[pic 1][pic 2]

Desde o inicio do século o homem procura se identificar como um ser social.

O que dificulta são as várias transformações culturais que vem sofrendo ao longo do tempo. “Hall” diz que o sujeito pós-moderno não tem uma identidade permanente ela é móvel e esta em constante transformação por que o rodeia.

Hoje vive um sujeito gerado pela diversidade cultural de um mundo globalizado, e construindo e reconstruindo sua identidade.

O descentramento do sujeito Hall cita (5) cinco de maior importância:

  • A primeira descentralização fala da tradição dos pensamentos marxista que diz que, há uma essência universal no homem e essa essência é atributo de cada individuo singular sujeito real.
  • A segunda vem da descoberta do inconsciente por Freud, em que nossas identidades, nossa sexualidade e a estrutura de nossos desejos formados no inconsciente, racional provido de uma identidade fixa.
  • O terceiro descentramento nos diz que somos donos das afirmações que fazemos ou dos significados expressados na língua.
  • O quarto descentramento vem do estudo de Focault, que destaca um novo poder o “poder disciplinador” que se desdobram por anos.
  •  O quinto descentramento está dentro o movimento feminista dos anos 60, teórico crítico, que revolucionou um conjunto de valores

A Guerra Fria foi uma guerra de ameaças, não de confrontos, apesar tudo que era dito jamais houve confronto direto. A primeira guerra fria foi marcada pelo mais intensa ameaça de extermínio nuclear e pelo desenvolvimento da indústria armas, o que explica o significativo número de resoluções e de tratados internacionais sobre armações nucleares curiosamente uma fase de bem-sucedido aumento econômico global. O segundo período foi marcado por duas crises econômicas globais, ambas causadas pela intervenção.

Os resultados econômicos dependentes em grande alcance os sucessos políticos: os modelos de economia funcionando sob forte intervencionismo estatal enfrentaram, nos anos 80, seus limites estruturais, numa época em que se projetou o fenômeno da integração de mercados globalização e uma forte concorrência econômica.

Esta perda de identidade é chamada de deslocamento ou descentração do individuo. Stuart Hall aponta 3 noções de sujeito .

 

  • Sujeito Iluminista

O sujeito do Iluminismo é aquele centrado em si mesmo, nas capacidades e razões.

  • Sujeito Sociológico

O sujeito sociológico é aquele que cria sua identidade e baseia-se em outras na sociedade, sujeito auto-suficiente e autônomo.

  • Sujeito Pós-Modernista

O sujeito pós-moderno,é moderno aquele que possui uma identidade móvel onde o sistema cultural o influenciam mutuamente.

 (HALL, 1987) Diz: A identidade torna-se uma "celebração móvel": formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam

Globalização cultural

A globalização é como um fenômeno que está acabando com as identidades. Stuart Hall mostra que globalização como um acontecimento que cruza fronteiras nacionais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (192.2 Kb)   docx (288.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com