TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação e Funcionamento: Comparativo das organizações pesquisadas

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Implementação e Funcionamento: Comparativo das organizações pesquisadas.

 A primeira organização pesquisada foi a Escola Especial Professora Angelina Tavares de Melo, fundada em 25 de dezembro de 2001. A Instituição é administrada pela Associação de pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município.

A APAE é uma organização da sociedade civil sem fins  lucrativos, que busca a promoção e da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. O principal Objetivo da instituição é prestar um atendimento educacional de qualidade às pessoas com deficiência intelectual, neste sentido não estipula a faixa, assim atende todas as idades.

Atualmente a escola atende aproximadamente 35(trinta e cinco) educandos. No que se refere ao perfil dos alunos, podemos elencar diversos tipos de deficiência dentre elas, destacamos: deficiência mental/intelectual; deficiência auditiva; surdez. Deficiência física e deficiência múltipla.

A instituição presta atendimento ao educando e a família, individual ou em grupo. As principais atividades complementares desenvolvidas: educação física; música; dança e artes plásticas. A instituição dispõe de alguns profissionais: um coordenador, um tesoureiro e uma professora, além da participação de cinco voluntários que são pais de alunos.

O município disponibiliza o transporte, a alimentação e o professor. Para a captação recursos a instituição realiza algumas ações estratégicas: convênio com empresas que contribuem com doações esporádicas; bazares confeccionados por voluntárias. Os pais dos alunos também exercem atividades voluntárias, como apoio a manutenção do espaço físico da escola e confecções de lanches.

A segunda organização a Escola de Educação Especial Infantil e Fundamental Francisco de Assis das Obras sociais dos cireneus do caminho – CIRECAM, conforme os relatórios da instituição a escola foi fundada no ano de 1983, por Ilzanete Bandeira.

Em 2007, tendo em vista a carência de recursos matérias e humanos, a estrutura da escola ainda não estava adequada o suficiente para denominar-se escola especial, pois não tinha recursos pra contratar uma equipe multifuncional, com profissionais especializados, a fim de oferecer fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Terapia Ocupacional. A escola entendeu que seria mais viável a transição da terminologia especial para regular, posto que , embora fosse direcionada para os alunos com deficiência, desde sua fundação consecutivamente acolhe alunos “normais”.

A instituição engloba o total de 10 profissionais, uma gestora, seis professores, um caseiro, uma zeladora e um motorista.

Atualmente, a escola atende 46(quarenta e seis) alunos, sendo 50% com deficiência e 50% sem nenhum tipo de deficiência e necessidade especial. O atendimento desses alunos esta constituído em cinco salas organizadas do 1º ao 5º ano de ensino fundamental, assim todos os alunos interagem no mesmo ambiente sem que haja uma diferenciação ou segregação no que se refere as deficiências.

A proposta pedagógica da escola visa o desenvolvimento do potencial de cada aluno. O planejamento pedagógico é preparado de acordo com as características, habilidades e necessidades dos alunos. O tempo das atividades também é respeitado de acordo com a individualidade do aluno. A formação mínima exigida para os professores que atuam nas salas é um curso superior e especialização em psicopedagogia.

A escola Francisco de Assis é de ordem filantrópica. A escola já atendeu diversos tipos de deficiência, no entanto recentemente esta atendendo apenas dois tipos de deficiência, a mental/intelectual e a física.              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com