TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisciplina na ed. infantil

Por:   •  29/11/2015  •  Seminário  •  3.806 Palavras (16 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA

CELINA KELLY BATISTA DA SILVA

DANIELLE NEVES DA SILVA

GERLEY DE OLIVEIRA DA COSTA

LUIZ CLÓVIS DA SILVA ALVES

RAISA LIMA DO AMARAL

SÂMELA MAIA NONATO

SHILLE CAROLINE ALMEIDA

SÒNIA DIAS FEIO

PROJETO AÇÃO

                                                         Belém – Pará

2015

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA-FIBRA

CELINA KELLY BATISTA DA SILVA

DANIELLE NEVES DA SILVA

GERLEY DE OLIVEIRA DA COSTA

LUIZ CLÓVIS DA SILVA ALVES

RAISA LIMA DO AMARAL

SÂMELA MAIA NONATO

SHILLE CAROLINE ALMEIDA

SÒNIA DIAS FEIO

PROJETO AÇÃO

“Evasão Escolar na EJA e seus contextos”

 Atitude, câmera, ação!

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Estágio Supervisionado, do Curso de Pedagogia, 6° semestre, ministrada pelo professor Roberto Silva, da Faculdade Integrada Brasil Amazônia.

Belém – Pará

2015

  1. IDENTIFICAÇÃO:

O Colégio Estadual Paes de Carvalho é uma instituição pública de renome e respeito nacional. Na república tomou nome de “Paes de Carvalho”, substituído por “Ginásio Paraense” depois da revolução de 1930, para mais tarde se transformar em Colégio Estadual, em cumprimento à lei federal que transformou os ginásios em colégios. Fundado pelo então presidente da província do Pará: Bernardo de Sousa Franco, no dia 28 de julho de 1841, com denominação de Liceu Paraense. É a instituição pública de ensino mais antiga em funcionamento do Estado do Pará, com 174 anos de história, formou os principais nomes da história da capital e do estado do Pará. O colégio também mantém sua estrutura antiga que o caracteriza bastante, como certa rigidez nas regras, o tradicional uniforme e a escadaria.O CEPC mantém sua estrutura arquitetônica original, fazendo parte do patrimônio cultural de Belém.

No Colégio Paes de Carvalho, as aulas no turno da tarde são iniciadas às 13:30hs e encerram-se ás 18:30hs. O Colégio é tradicional na Educação do Estado do Pará. No que se refere ás dependências da escola, o mesmo divide-se em: uma quadra de esportes, sala de professores, secretaria, coordenação, diretoria, sala de vídeo, laboratórios, biblioteca, sala de livros, sala de acompanhamento psicológico, sala de troféus, lanchonete e 25 salas de aula.

No turno da tarde, a escola conta com a gestão da diretora Maria do Socorro e da vice-diretora Fátima santos. Em relação ao calendário, o mesmo foi alterado por conta da greve, até maio de 2016. Não há reposição de aulas porque é descontado, porém tem que completar os 200 dias letivos. O regimento escolar segue a orientação do manual do aluno interno da instituição. A escola possui plano de ação, porém não executado, por conta de ter um conteúdo a seguir pelos professores. Há uma dificuldade por parte dos alunos e professores de interação, além da resistência relacionadas as atividades interdisciplinares. O regimento escolar acontece com as avaliações seriadas e recuperação. O conselho escolar é composto por representantes da Direção, Coordenação, Secretaria Escolar, Corpo Docente e Discente e Pais/Responsáveis, visando o acompanhamento e avaliação dos estudantes e das turmas, como um todo. O recurso financeiro vem do Fundo Rotativo, PPDE Federais, baseados na quantidade de alunos (manhã, tarde e noite). O conselho escolar é que administra a verba e vê as necessidades da escola.

  1. JUSTIFICATIVA

A educação de jovens e adultos emergente de um movimento de lutas, desafios e conquistas. apresenta em sua trajetória a dificuldade nos dias atuais em lidar com a evasão escolar.

Diante disso, e necessário reconhecer quem são os sujeitos da EJA. tendo a educação em seu sentido geral como um fenômeno próprio do ser humano, através dela o homem se apropria do conhecimento e da cultura .Para Saviani (2008)” a educação e o ato de produzir direito a intencionalidade de cada individual singular a humanidade que e produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens “(meio confuso)

A Lei de Diretrizes de Bases da Educação n 9394/96 assegura o direito educação que abrange o direito formativo que desenvolvam a convivência familiar, na convivência humana, no trabalho nas instituições de ensino e pesquisa nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e em suas manifestações culturais. Porem mesmo que a educação seja um direito constitucional, nem todas as crianças, jovens e adultos gozam e tem esses direitos garantidos em sua plenitude, jovens e adultos nosso objeto de estudo nesse projeto, tendo acesso a educação embora ingressem na escola não conseguem concluir o ciclo de aprendizagem problema este que ainda perecem na sociedade educacional e necessita de solução. portanto  a evasão escolar e um problema serio que merece atenção ,enfrentamento por parte dos sujeitos da escola ,do poder publico ,das famílias e dos pesquisadores .dados do INEP (instituto nacional de pesquisa educacionais Anísio Teixeira )afirmam que 91%dos alunos jovens matriculados na escola hoje apenas 48% conseguem chegar ao ensino médio e que cerca de 11 milhões de jovens que existem no brasil hoje ,cerca de 15% não estão nem na escola nem no mercado de trabalho .

No colégio estadual Paes de Carvalho, onde o projeto de intervenção será desenvolvido o problema da evasão escolar foi identificado por nos alunos estagiários do curso de pedagogia da faculdade Fibra em entrevista realizada na conversa diagnostica com os coordenadores do noturno, EJA E PROEJA. nesse sentido iremos nos basear nos índices de matricula e evasão do ano de 2014  ,onde verificaremos o numero de alunos matriculados no terceiro ano 104 alunos e ,o numero de alunos evadidos foram 36 alunos   e o numero de concluintes foram de  68 discentes ,o que represente  36.4 % de evasão ,dados estes significativos a nosso ver  .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (261.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com