TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisciplina: um olhar reflexivo

Por:   •  13/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES INTEGRADAS URUBUPUNGÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

LIDIANE CAROLINA JOÃO PESTANA

MARLY DE SOUSA GARCIA SILVA ESTRINI

INDISCIPLINA: UM OLHAR REFLEXIVO

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PEREIRA BARRETO - SP

2016

FACULDADES INTEGRADAS URUBUPUNGÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

LIDIANE CAROLINA JOÃO PESTANA

MARLY DE SOUSA GARCIA SILVA ESTRINI

INDISCIPLINA: UM OLHAR REFLEXIVO

Projeto de Pesquisa apresentado as Faculdades Integradas Urubupungá-FIU da Estância Turística de Pereira Barreto-SP, como requisito parcial para obtenção do título de graduadas em Pedagogia, sob a orientação do Professor Moacir Ferreira de Amorim

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PEREIRA BARRETO - SP

2016

SUMÁRIO

1 TEMA        3

2 SITUAÇÃO PROBLEMA        3

3 JUSTIFICATIVA        3

4 FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE DA PESQUISA        3

5 REVISÃO DE LITERATURA        4

5.1 Indisciplina        4

5.1.1 Conceito        4

5.2 Causas da indisciplina        5

REFERÊNCIAS        6


1 TEMA

Indisciplina: um olhar reflexivo

2 SITUAÇÃO PROBLEMA

Qual a solução para os casos críticos de indisciplina nas escolas brasileiras?

3 JUSTIFICATIVA

O tema possibilita uma ampla discussão devido à realidade de várias escolas no mundo. Com isso descrevemos os problemas e as possíveis metodologias a serem aplicadas no caso de indisciplina.

4 FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE DA PESQUISA

Vive-se atualmente uma realidade encarada por todos os docentes, ao enfrentar problemas indisciplinares na sala de aula. Tenta-se aqui identificar as causas da indisciplina e também elucidar como o professor pode lidar com esse problema que se faz mais presente no seu cotidiano escolar.

Como a escola poderá modificar essa indisciplina na sala de aula e quais são as consequências da indisciplina para o processo de ensino aprendizagem das crianças e sobre o trabalho do professor.


5 REVISÃO DE LITERATURA

5.1 Indisciplina

5.1.1 Conceito

É sabido que a educação brasileira não é das melhores, existem inúmeros problemas que são prejudiciais para a aprendizagem do aluno, entretanto existem aqueles problemas que são de ordem mundial, e entre estes está o comportamento inadequado, também conhecido como indisciplina.

De acordo com Bock, Furtado e Teixeira (2008, p.275) a indisciplina está relacionada com o não cumprir de regras, portanto segundo os autores: “enfim, a indisciplina está relacionada ao não cumprimento das regras postas pela escola como necessárias ao seu bom funcionamento”. Entretanto os autores lembram que quando há um clima de participação e interesse na sala de aula, isto não pode ser considerado indisciplina.

Entende-se por disciplina escolar as regras que devem ser seguidos por todos os membros da comunidade escolar, em específico professores e alunos para que a aprendizagem obtenha sucesso. Fica claro que se trata de um relacionamento humano entre os professores e alunos na sala de aula e por ventura na escola (TIBA, 1996, p.117).

Parrat-Dayan (2008, p.8) cita que: “ser disciplinado não é obedecer cegamente, é colocar a si próprio regras de conduta em função de valores e objetivos que se quer alcançar.”

Weber (2009, p. 20) ao conceituar disciplina: “disciplinar do original em latim significa ensinar, formar.”

Mesmo com vários autores conceituando indisciplina deve-se considerar que de acordo com Aquino (1996) a definição de indisciplina não é algo estático, está relacionada com vários fatores que se transformam com o decorrer da história, em diversas culturas.

Antunes (2002) também, como Bock; Furtado; Teixeira (2008), mencionam que uma sala que é indisciplinada não precisa ficar totalmente em silêncio, visto que a participação dos alunos é de extrema importância para a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com