TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infantil

Por:   •  12/4/2015  •  Artigo  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

A Escrita de Títulos

        Baseando-nos nas considerações sobre o aspecto cognitivo das idéias infantis e sobre os aspectos gráficos e lingüísticos dos títulos, o trabalho com títulos tem-nos permitido observar que:

  1. O título é um tipo de texto que, do ponto de vista do cognitivo, é aceitável como texto próprio daquilo que está escrito.

  1. A escrita de títulos pode ser resolvida em diferentes níveis de complexidade: desde uma escrita pré-silábica até uma alfabética (Ferreiro e Teberosky, 1979); desde o título como um único texto ao título como introdutor do tema do texto.
  1. Os títulos podem responder a construções sintáticas de mais de um nome e então permitem experienciar com as crianças pequenas uma maneira de escrever diferente da lista de nomes. Por isso mesmo, facilitam o conhecimento da separação convencional de palavras.
  1. A escrita de títulos é realizável através de uma grande diversidade de tarefas: intitular desenhos, escrever o título de um conto, etc..
  1. A criança pequena pode ter a oportunidade de comparar a sua produções com os resultados de outras crianças.
  1. As crianças podem utilizar recursos gráficos para diferenciar os títulos.
  1. A criança pequena pode recorrer a um modelo convencional não-escolar (livros, cartazes, etc., que ressaltam graficamente os títulos) desde os momentos iniciais de sua aprendizagem.
  1. A criança maior pode inferir o tema a partir do título, pode ordenar um texto com base no uso de títulos e sub-títulos ou pode resumir todo o conteúdo temático de um texto em um título.

Com esses oito pontos pretendemos justificar o trabalho com títulos como um tipo de texto adaptável ao nível das diferentes possibilidades das crianças.

Essa modalidade de trabalho nos permite superar o dilema dos pré-requisitos (em inglês, readiness), considerados como habilidades mínimas, porém necessárias, para resolver uma tarefa de preparação pedagógica requerida para o desenvolvimento dessas habilidades. Quando as idéias de Piaget se aplicam na sala de aula, esse problema deixa de ter sentido, já que a nossa preocupação, como educadores, se centra na observação e compreensão dos processos de construção dos conhecimentos das crianças e na reflexão sobre as condições de atuação pedagógica. Efetivamente, se sabemos que as crianças podem realizar uma tarefa de acordo com as suas possibilidades, cada uma a seu nível, não se faz necessária uma preparação prévia para passar de uma tarefa a outra.

Em função de tudo o que já dissemos, programamos atividades específicas com os títulos. Essas atividades estão organizadas de acordo com os tipos de respostas que esperamos obter:

  • de relação entre contexto, texto e conteúdos (exemplos “a”, “e”, “g”);
  • de leitura do texto (exemplos “b”, “c”, “d”, “e”);
  • de correção do texto (exemplo “f”);
  • de compreensão do tema e/ou conteúdo (exemplos “h”, “i”, “j”);
  • de desenvolvimento do tema (exemplo “k”).

De fato, para resolver cada uma dessas atividades, as crianças deverão utilizar diferentes procedimentos cognitivos.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES

Tipos de informação facilitada à criança

(e em que contexto)

a) Escrita de títulos

A criança extrai a informação do contexto gráfico de:

  • desenhos;
  • imagens / fotografias de revistas
  • livros de contos, etc.

b) Interpretação das partes do enunciado

O professor dá informação: escreve o título na lousa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com