TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação.”

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem

Redes Sociais e Comunicação

“Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por

Animais na Educação.”

TUTORAS: Elizângela da cruz Siqueira dos Santos

Adriana da Silva Ramos de Oliveira

Crateús Ceará

21/09/2015

INTRODUÇÃO

A escola é local onde as crianças passam a maior parte do tempo, despertam para o novo, têm novas experiências, novos sentidos e novas vontades. Mas, nem sempre essa experiência traz vitórias e alegrias, nem sempre isso é fácil. Começa assim a preparação para a vida em sociedade. No meio de tudo isso têm de estar sempre atentos, pois estão a estudar, têm de assimilar o que lhes é ensinado. Todo esse processo é normal para a maiorias das crianças. Mas, existem algumas crianças que por razões sociais, familiares ou por doença não conseguem se enquadrar nestes grupos. O ir para a escola pode ser um trauma, as crianças conseguem ser cruéis e o dia-a-dia na escola pode ser verdadeiro problema.

O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento e o desenvolvimento de algumas crianças por meio da Terapia Assistida por Animais no Ensino Fundamental I, que vem apresentando um comportamento inadequado e crianças com dificuldades de aprendizagem, bem como falta de concentração.

Desde os primeiros anos na escola que as crianças ouvem falar dos animais. Os livros infantis são baseados em histórias com animais. Os animais são sinceros, não gostam mais ou menos de alguém só porque são diferentes ou só porque não aprendem de maneira mais lenta ou mais rápido, pelo contrario, os animais gostam de quem gostam deles, de quem os tratam bem, de quem lhes dão carinho. Por isso, acreditamos que a Terapia Assistida por Animais em sala de aula, tem mais vantagens e benefícios do que desvantagens, claro que, com a participação positiva dos professores e alunos. Um risco claro é o da rejeição, da falta de cuidado com o animal, podendo até leva-lo a morte caso não se tenha os devidos cuidados, aí então entra a participação das crianças que vem apresentando um comportamento mais agitado e a criança que tem dificuldades de aprendizagem, fazendo com que elas prestem mais atenção e criem o senso de responsabilidade.

DESENVOLVIMENTO

Passo 2: Mapeamento da turma

NOME DA ESCOLA: Escola de Cidadania Primeiro de Fevereiro

ANO: 4º ano do Ensino Fundamental I

NÚMERO DE ALUNOS: 12 meninas e 10 meninos

DESCRIÇÃO DO PERFIL DA TURMA: Na Escola de Cidadania Primeiro de Fevereiro, situada na cidade de Independência interior do CE, a professora Júlia observou que a turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, com 22 alunos, onde tem crianças com a faixa etária de 8 anos, era uma turma com um poder de aprendizagem muito grande, as crianças sempre muito ativas e participativas, porém haviam dois alunos (Renato e Yasmim) que não vinham se desenvolvendo como o esperado. Assim, os dois alunos vinham causando transtornos para os demais alunos, atrapalhando e perturbando os colegas.

Passo 3; Apresentação do problema comportamental e individual

Nome do aluno 1: Renato José P. dos Santos

Idade: 10 anos

O aluno apresenta vem com um comportamento inadequado, agressivo, não cumprindo regras e normas da escola, sempre causando confusão e brigas com os colegas, fofocas, apelidos e até bullying, tudo para ele é chato, é besteira. O aluno vem sempre de qualquer jeito para escola, não tem uma boa higiene corporal.

Nome do aluno 2: Yasmin Gonçalves Barros

Idade: 8

É uma aluna que conversa o tempo todo, é agitada, sabe e tem consciência de todas as regras da escola, cumpre algumas, outras não, é uma criança muito vaidosa, sempre muito arrumadinha, com os cabelos arrumados.

PASSO 4: Apresentação das dificuldades de aprendizagem

Nome do aluno 1: Renato José p. dos Santos

Idade: 10 anos

O aluno apresenta uma grande dificuldade de aprendizagem, já reprovou duas vezes, é mais velho que as demais crianças da turma. Não consegue assimilar os conteúdos propostos, não realiza as atividades propostas pela professora, não cumpre com as atividades de casa e pouco se importa com a situação. Aparentemente é uma criança carente de afeto familiar.

Nome do aluno 2: Yasmin Gonçalves Barros

Idade: 8

A aluna apresenta uma dificuldade de concentração, hiperatividade, não tem interesse pelas aulas, não realiza as atividades, tem preguiça, se dispersa facilmente e assim não consegue concluir as atividades propostas pela professora. Falta muito às aulas e quase nunca realiza as atividades de casa.

PASSO 5: IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO

O animal escolhido para a intervenção da turma do 4º ano, da professora Júlia, foi a cachorrinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com