TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Filosofia

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 60h

[pic 5][pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O conceito de filosofia modificou-se ao longo da história. Explique tais transformações.

R: Na antiguidade o conceito de filosofia era como uma disposição interior onde procura e respeita o conhecimento.

Idade medieval, a filosofia estava ligada ao poder ideológico de igreja.

Idade moderna, a filosofia tinha um caráter autônomo e racional buscando compreender o mundo.

Atualidade, a filosofia é um pensamento que investiga a relação entre a sociedade, cultura e conhecimento cientifico.

2. Explique a relação entre a linguagem, o trabalho e a cultura no processo de formação do homem e da sociedade.        

R: Na antiguidade o homem tinha a necessidade de comunicação entre a sua mesma espécie assim criou sons, hoje a linguagem oral e escrita é um fenômeno social que possibilita a distribuição desta cultura, de valores, normas, saberes e práticas, dando um salto na transformação do homem e na formação da sociedade.

O homem cria instrumentos de trabalho, com estes pensamentos o trabalho humano foi evoluindo e interferindo na vida social e no desenvolvimento da linguagem.

A linguagem humana permite ao ser humano apreender o mundo e conferir significado a realidade material e imaterial e o desenvolvimento do seu trabalho na sociedade.

Com o processo de crescimento humano e social foi reproduzido e estabelecido uma cultura, pois o homem é um ser em constante mutação.

3. Diferencie e cite exemplos de cultura de massa, cultura popular e cultura erudita.      

R: Cultura de massa: é um tipo de cultura voltada ao instrumento, é uma indústria cultural passado pelos meios de comunicação social, um exemplo é a novela.

Cultura popular: conhecimentos passados através de gerações, experiências, saberes e práticas vindas de gerações não por instituições de ensino, exemplos, contos e lendas.  

Cultura erudita: conhecimento cientifico vindo de instituições e meios acadêmicos, universidades, exemplos, bibliotecas, dança, teatro e artes.

4. Argumente sobre as principais ideias de Marx e Engels.          

R: Marx e Engels formularam ideias da realidade social como dos avanços técnicos, aumento do poder do homem sobre a natureza, enriquecimento e progresso e a escravização da classe operaria.

Marx para ele o existir humano vem do agir, o homem transforma a natureza pelo trabalho pois dependem de sua existência, o trabalho é um projeto humano.

Para Marx, o trabalhador vende o seu produto ao capitalista tendo como objetivo também o valor de troca, para sua sobrevivência.

O salário corresponde com a manutenção de custo da família, no capitalismo o operário, cria o valor maior do que sua força de trabalho para enriquecer o outro nisto está ligada a alienação onde o operário gera lucro para a empresa, patrão e o produto tem mais valor que o homem.

5. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.                

R: Governo exercido por técnicos que superariam o poder politico, pois eles controlariam os meios de produção, com isto todos teriam um nível de vida elevado trabalhariam 2 horas por dia e teriam comida mais que o necessário, tudo isto graças as maquinas, mas elas tomariam o lugar dos homens nas industrias seria produzido muitas coisas sem ter quem compre e quem consuma pois provavelmente a renda familiar seria baixa por conta desta mecanização.

6. Diferencie ideologia e alienação, exemplificando.  

R: Ideologia, oculta a realidade da exploração econômica, dominação politica e desigualdade social. É um conjunto logico de ideias e valores, normas e regras de conduta para os membros da sociedade, tudo isto envolve os interesses políticos, econômicos e culturais das classes dominantes tudo uma fabricação humana.

Na alienação o produto tem mais valor que o homem, gera mais lucro para a empresa e para o patrão o empregado é coisa.

7. Esclareça o conceito e a relevância (importância) da filosofia para a educação.            

R: A filosofia possibilita o aluno a compreender o processo de alienação do trabalho, o desenvolvimento humano na sociedade, formação da cultura, assimilação da linguagem, desenvolvimento produtivo no mundo. A educação consolida o processo de humanização, decifrando ideologias e tendo autonomia intelectual.

8. Que estratégias o professor pode utilizar para que o aluno desenvolva a atitude filosófica?            

R: Instigar o aluno a pensar, tornar o aluno com reflexão própria, questionador, através de debates, pesquisas para compreensão e problematizações que façam pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (273.7 Kb)   docx (102.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com