TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Antropologia

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto federal Catarinense - Campus Camboriú

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Turma: Alunas:

Disciplina: Antropologia

  1. Escreva qual o método de pensar pelo qual, segundo o autor do texto é possível entender o pensamento Antropológico?

Resposta: Para alcançar esse pensamento, segundo o autor, é necessário a faculdade de afastamento de sua cultura e valores conservados, para que exista a possibilidade de  entender a outra cultura por ela própria, e não pela sua.

  1. Escreva como o autor explica o nascimento da Antropologia, e qual a sua contribuição?

Resposta: A Antropologia nasceu como uma forma do homem pensar a si mesmo, impulsionando-o a ultrapassar seus preconceitos, sua cultura, possibilitando compreender e vivenciar a cultura do outro. Sua contribuição dá-se auxiliando a ajudar o homem em um plano ininterrupto ao plano biológico da teoria da evolução que incluía todos as seres vivos numa escala de transformação ao longo dos tempos.

  1. Quais são as quatro subdisciplinas que a Antropologia é apresentada nos currículos das universidades?

Resposta: Antropologia física ou Biológica, Arqueológica, linguística e Antropologia cultural ou social.

  1. Quais são as duas questões que orientam as pesquisas da Antropologia Biológica?

Resposta: A primeira é situar o homem enquanto homo Sapiens na sua escala evolutiva, procurando compreender sua evolução física, porque e como, seu percurso de evolução e como espalhou-se pela terra. A segunda é saber o quanto de animal existe no homem.

  1. Escreva qual é a temática mais importante da Antropologia Biológica?

Resposta: A busca de onde o homem se situa na natureza e sua peculiaridade.

  1. Por que o autor escreve que a Arqueologia é um trabalho árduo e qual a sua contribuição para o homem?

Resposta: É um trabalho que exige técnicas, tempo para limpar e cuidado de manuseio com ossos achados, pequenos erros podem dificultar muito a reconstrução de trajetória, ou danificar informações. Arqueologia contribui com a sociedade com  ricas informações, assim podemos compreender um pouco de nossa historia, do que evoluímos, como evoluímos, com base no passado.

  1. O que o autor quer dizer quando escreve “o significado da palavra é determinado pelas circunstâncias em que a língua está inserida que são especificas e mutáveis em cada cultura?

Resposta: Significa que nem sempre uma palavra terá o mesmo sentido entre culturas distintas, e com o passar do tempo as palavras vão mudando de significado, o sentido das palavras dependera do cenário cultural onde está inserida.

  1. Escreva a contribuição de Rousseau para o entendimento de que todos os homens pertencem a mesma espécie e que fazem parte de uma “humanidade única”?

Resposta: Ainda de caráter especulativo Rousseau sugeriu que todos os povos teriam passado pelo estagio primitivo, denominado por Rousseau de “bom selvagem”, quando o homem teria sido mais próximo de sua natureza, e mais feliz. Essa afirmativa necessitava de comprovação da ciência, pois ainda estava com nível especulativo, mas muito importante para produção da teoria da Antropologia e da Filosofia como ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com