TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JACQUES DELOROS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

Por:   •  27/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha JACQUES DELOR- OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação um tesouro a descobrir. UNESCO, MEC. São Paulo: Cortez, 1999. (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI.

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

A educação transmite saberes e infinitos conhecimentos, cabe a cada um aproveitar e explorar todos os conhecimentos e se adaptar as mudanças. Assim, a educação deve se organizar em torno de quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender viver juntos e aprender a ser.

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele.”

-Delors,2000.

Aprender a conhecer

Concerne na aquisição dos instrumentos de conhecimentos, desenvolvendo nos alunos a capacidade de compreensão, pensamento dedutivo, intuitivo e a memória. A intenção é que os alunos não apenas desenvolvam essas capacidades, mas também se interessem em desenvolver suas capacidades de aprendizagem e queiram saber mais. Para que o conhecimento não seja raso e momentâneo é imprescindível que o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento seja uma prática prazerosa, para assim ser valorizado e mantido ao longo do tempo. O primeiro pilar da educação é o conhecimento por ele ser em si um valor, por concomitantemente ser meio e fim. Sendo o conhecimento como “meio” um instrumento necessário e presente em todos os processos produtivos, como “fim” a busca contínua por conhecimentos, autoconhecimento e desenvolvimento. O processo de aquisição do conhecimento é contínuo e nunca está acabado, está em constante desenvolvimento.

Aprender a fazer

Aprender a fazer não se desconexa de aprender a conhecer, mas o aprender a fazer da ao aluno uma aprendizagem mais técnica, profissionalizante, onde ele vai desenvolver na prática os conteúdos teóricos. Também são desenvolvidos valores necessários para o trabalho em equipe, não é só aprender a fazer como robôs, aspectos muitas vezes denominados como “saber- ser” se unem ao saber e ao saber- fazer. O aprender a fazer não é apenas a qualificação profissional, mas também a formação da pessoa com valores éticos e morais, a qualificação do profissional com competências que os tornam pessoas aptas a enfrentarem as diferentes situações de trabalho.

Com os avanços tecnológicos, os profissionais também passam por mais exigências, as máquinas evoluem, e quanto mais automatizadas, mais se “desqualifica” o trabalhador. As qualidades como se comunicação, trabalho em equipe e habilidade na resolução de problemas são cada vez mais importantes.

A economia voltada para o setor de serviços aumenta com a desmaterialização da aprendizagem. Este setor não produz bens materiais, e é bem diversificado. O desenvolvimento nesse setor terciário demanda das qualidades humanas, de estabelecer relações estáveis entre as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com