TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JORNAL DO PEDAGOGO

Por:   •  6/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]

        [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

O uso das tecnologias na escola: contra ou a favor?

Atualmente não é possível imaginar uma escola sem computadores. E esta utilização dos recursos tecnológicos não se restringe ao espaço administrativo da escola, muitas vezes, eles são aproveitados também em sala de aula.

A escola precisa se modernizar para não se tornar uma instituição ultrapassada e desinteressante. E não basta inserir inúmeros recursos tecnológicos ao ambiente escolar se os professores também não aderirem à tecnologia, eliminando seus medos e se abrindo ao novo. Os recursos tecnológicos devem servir de extensões para o professor, através da união entre método e metodologia, na busca de um ensino mais interativo.

A utilização destes recursos pela escola não deve ser um incentivo para o uso excessivo e prejudicial que a maioria das pessoas faz da tecnologia. Os pais e professores devem orientar as crianças e jovens formando uma consciência do uso construtivo da tecnologia que deve gerar instrução, conhecimento e entretenimento sadio.

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

A diversidade e o preconceito na escola

A escola é uma instituição que produz e reproduz nossa sociedade, portanto, cabe a ela trazer para seu

cotidiano o exercício da cidadania consciente em face da diversidade cultural. Cabe à escola preparar os professores para que em situações de preconceito no cotidiano escolar, tenham a possibilidade e a lucidez de discutir e até de reverter a negação ao que é diferente a partir do que entendem como respeito, ética e solidariedade.

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Educação Inclusiva: a escola e a acessibilidade

Vivemos em uma sociedade onde ainda é muito comum encontrarmos obstáculos físicos e falhas nas edificações que dificultam a passagem e o acesso das pessoas com necessidades especiais. Esta é uma realidade preocupante que se torna ainda mais intolerável quando está associada às barreiras atitudinais (como as pessoas se manifestam sobre o assunto).

Toda criança tem direito, previsto em lei, de ir à escola e aprender. A escola deve garantir a acessibilidade das crianças especiais através de planejamento arquitetônico ambiental, assegurando sua mobilidade e seu acesso ao ambiente escolar. Todavia, apenas esta acessibilidade não é o suficiente. A acessibilidade também atribui o direito de inclusão a cidadania.

A realidade é lamentável, pois se a sociedade não consegue eliminar as barreiras físicas, quão difícil será eliminar as barreiras sociais do  preconceito e do abandono.

[pic 14]

[pic 15]

Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente): um sonho a ser concretizado no espaço escolar[pic 16]

O ECA é o resultado de um movimento da sociedade civil organizada que reivindicou com ações propositivas a cidadania de

crianças e adolescentes. Todavia, o ECA não é concretizado efetivamente em grande parte dos municípios brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (321.7 Kb)   docx (319.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com