TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornal do pedagogo

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Planejar faz parte do nosso cotidiano. Um indivíduo que utiliza o planejamento como uma ferramenta no seu trabalho demonstra um interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, aumentando a sua racionalidade e eficácia.

Precisamos planejar para fazermos escolhas coerentes, organizar nossas rotinas, ter nossos objetivos delimitados, saber aonde queremos chegar e o que precisamos ensinar nossos alunos.

Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).

Desenvolvimento

Hoje em muito se questionam os planejamentos, os alunos se sentem mais confiantes em perguntar o que irão aprender, para que e por quê.

Durante o ensino fundamental em uma rede pública de ensino tive uma professora de Geografia, a qual era uma pessoa extremamente conhecedora da matéria que lecionava, pois a mesma fazia muitas viagens pelo Brasil e pelo exterior.

Na época não se questionavam as aulas que eram desenvolvidas com nossa turma, os alunos apenas tinham que ouvir sem questionar nada.

Porem a professora não desenvolvia o conteúdo de acordo com seus conhecimentos, usava apenas um livro didático onde devíamos copiar de dez a quinze páginas e a nota máxima ficava a cargo do capricho e da caligrafia.

Não havia tantos recursos como nos dias de hoje, mas nunca se quer utilizamos mapas para aprender localização ou algo do tipo. Nos tornamos verdadeiros copistas, não aprendemos nada e ainda comentamos até hoje as aulas. Não quero aqui dizer que o uso da cópia em sala de aula é um crime. Pelo contrário, queremos refletir sobre essa prática, pois ela, a cópia, pode sim ser usada como estratégia de ensino. Para que a cópia seja trabalhada de modo a propiciar a aprendizagem dos alunos, ela deve ter um objetivo, um propósito, como qualquer atividade que pretendemos aplicar em nossos alunos.

Desta forma utilizamos nossos planejamentos para desenvolver aulas nas quais nossos alunos se interessem e tenham a liberdade de fazer questionamentos e participarem na busca do conhecimento.

De fato o planejamento sempre foi uma necessidade básica e necessária em qualquer hora de trabalho do ser humano. E dentro das unidades escolares o ato de planejar tem grande importância, pois é através dos planejamentos que o professor se organizar e ministra suas aulas diárias. Para Gandin (2007) a experiência não vem de se ter vivido muito, mas de se ter refletido intensamente sobre o que se fez e sobre as coisas que aconteceram. Para que as aulas tenha significado e os professores tenham sucesso no seu trabalho e necessário que façam a ação reflexão do trabalho que desenvolve com seus alunos tentando buscar a melhora. Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem depende de um planejamento baseado na reflexão de suas ações para que possa de fato ser considerado contribuinte para o sucesso das ações escolares. Ressaltamos que o planejamento não tem a função exclusiva de determinar o sucesso das ações, mas este também aponta o eventual fracasso.

A escola é considerada um lugar propício para o trabalho com o conhecimento ela tem a função de levar os alunos a pensarem, refletirem, compreenderem e mudarem a realidade da qual fazem parte. O planejamento de sala de aula desemboca na prática do professor e do aluno por isso exige muito compromisso associado a algumas limitações e possibilidades. O que acontece em muitas instituições de ensino é a banalização do ato de planejar, para muitos professores tornou um “ritual” que deve ser comprido semanalmente. Segundo Luckesi (1992) ao planejar apenas preenchendo fichas com conteúdos, objetivos, metodologias, formas de avaliação o professor não está fazendo uma ação transformadora simplesmente preenchendo formulário que não terá cunho pedagógico algum. O planejamento é um conjunto de ações que são preparadas projetando um determinado objetivo, em ouras palavras é “um conjunto de ações coordenadas visando atingir os resultados previstos de forma mais eficiente e econômica”. (Luckesi, 1992, p.121). Sendo assim podemos afirmar que o planejamento é também uma ação de organização, fundamental a toda ação educacional.

Plano de aula

Disciplina: Ciências
Conteúdo: Alimentação saudável 
Ano de ensino: 5º ano
Tema: Alimentação adequada!

Objetivo: 
Conhecer os hábitos saudáveis de alimentação e os nutrientes essenciais para uma alimentação balanceada.

Material: 
Lápis, borracha, folha sulfite, cartaz, tesoura e cola.

Conhecimento prévio:
Conhecer alguns hábitos saudáveis, assim como a importância de tê-los. Saber diferenciar os nutrientes: carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais, vitaminas, fibras.

Atividade motivacional: 
Perguntar o que eles gostam de comer e se procuram consumir alimentos saudáveis. Pedir para relatar a importância da alimentação adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com