TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JORNAL DO PEDAGOGO

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

trabalho interdisciplinar EM GRUPO

2015- Jornal do Pedagogo

SETE LAGOAS

2015

trabalho interdisciplinar EM GRUPO

2015- Jornal do Pedagogo

SETE LAGOAS

2015

2015 - Jornal do Pedagogo

O uso das tecnologias na escola: (contra ou a favor?).

Modernizar a sala de aula não é sinônimo de modernizar o ensino, acreditamos que a simples introdução da tecnologia não muda a metodologia, a tecnologia não constrói nada, é apenas uma ferramenta, e quem faz a diferença é o professor e o aluno. Não basta usar computador, data show, tablete, dentre outros equipamentos tecnológicos em sala de aula. Os professores devem estar capacitados para auxiliar e orientar os alunos com novas metodologias, fazendo com que o aluno possa construir seu próprio conhecimento.

Percebemos que seria impossível nos dias de hoje viver sem utilizar as tecnologias que passaram a fazer parte do nosso cotidiano e procurar sempre nos habilitar e capacitar para podermos utilizar com segurança essa ferramenta, pois o mundo está todo interligado através das tecnologias atuais.

Se a escola não inclui a internet na educação das novas gerações, ela está na contramão da história alheia ao espírito do tempo produzindo exclusão social ou exclusão do mundo digital. Quando o professor convida o aprendiz a um site, ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribui pedagogicamente para a inclusão deste aluno no mundo digital.

[pic 3]

www.piaui24hs.com.br

        

A diversidade e o preconceito na escola:[pic 4]

www.piaui24hs.com.br

        Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças entre os colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade. Esse respeito nos ensina que é a partir das diferenças que surgem os preconceitos. O ideal é que todo educador tenha em mente a importância de propiciar ao seu aluno um ambiente que priorize e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos respeitosos que se preocupam com os outros, possuindo o espírito de coletividade sem discriminar.]

A discriminação afeta a autoestima do  estudante refletindo no aprendizado e sendo em alguns casos causas da evasão escolar. Para combater essa triste realidade as instituições de ensino devem promover ações dentro da escola que valorizem a pluralidade cultural e interrompam com o preconceito existente.  É preciso que os alunos aprendam a desprezar todo e qualquer tipo de discriminação, seja ela baseada em diferenças de cultura, raça, classe social, nacionalidade, idade, preferência sexual entre outras tantas.

Segundo a pedagoga Janete Vilaça, do Centro Pedagógico Construir, “A diversidade e o preconceito é formação de “valores”, por isso desde a educação infantil é fundamental explorar e trabalhar estes temas”. A aprendizagem nasce do encontro de pessoas diferentes. Pois cada uma delas é singular, única, e a soma dessas experiências que torna o coletivo rico culturalmente.

Respeitar as diferenças, só assim se consegue afastar o fantasma do preconceito e formar jovens mais tolerantes.

Educação inclusiva: a escola e a acessibilidade

Hoje em dia, aumenta no mundo todo, o interesse em se conceber os ambientes de forma mais abrangente e menos restritiva, ou seja, com atenção à diversidade das pessoas, suas necessidades e possibilidades físicas e sensoriais. É o reconhecimento das diferenças. Mas, as escolas ao receber os alunos com barreiras, que impedem ao simples acesso à sala de aula, ao computador ou a ida ao banheiro com autonomia, está instaurando um poderoso fator de exclusão social e não haverá inclusão de fato, baseada unicamente na dedicação e boa vontade dos professores e funcionários, que se desdobram para que ela aconteça. É preciso que a infraestrutura da escola seja coerente com os princípios de inclusão, e espelhe o respeito a estes alunos, através do cuidado com instalações aptas a recebê-los sem restrições, em um meio-ambiente atento às suas diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (432.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com