TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jornal do Pedagogo

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

2015 – JORNAL DO PEDAGOGO

O uso das tecnologias na escola: contra ou a favor?

A facilidade do acesso à tecnologia e o grande número de usuários, podem causar alguns transtornos em casa e na escola. Pois, os jovens se tornam cada vez mais dependentes de tais tecnologias, um exemplo é a forma de se expressar e relacionar, que atualmente é feita através do ambiente virtual. Porém, esses problemas podem ser evitados com bom senso se os jovens utilizarem essa ferramenta como fonte de informação.

No Brasil e em outros países, as escolas vêm apostando nas novas tecnologias para auxiliar no aumento da qualidade do ensino aprendizagem.

Segundo a doutora em Psicologia da Educação Maria Alice Setúbal, não tem como medir o impacto da tecnologia instalada na mudança do paradigma da Educação. Mas cabe a cada instituição escolar avaliar até que ponto a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento do educando.

As novas tecnologias podem trazer transtornos se não forem utilizadas corretamente

hthttp://www.voipcode.com.br/2008/02/15/uso-do-computador-em-tarefas-escolares-esta-relacionado-ao-pior/

Respeite a diferença e afaste o preconceito

https://tudobemserdiferente.wordpress.com/2013/04/04/campanha-respeito-a-diferenca-tudo-bem-ser-diferente/)

A diversidade e o preconceito na escola.

As manifestações coletivas de ignorância, desrespeito e violência são sempre decepcionantes, ainda mais quando abrangem os mais frágeis e acontecem na escola. Segundo o estudo da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE), nas instituições de ensino ocorrem práticas discriminatórias por cor, pobreza, gênero, orientação sexual e, até mesmo, por deficiência física e intelectual. O preconceito acontece, principalmente, na escola, porque é ali que as crianças de diversas culturas se encontram e onde também estão as pessoas com poder de decisão sobre procedimentos e atitudes a serem tomadas.

Aquele que reconhece o valor de alguém pelas batalhas que enfrenta e, não pelo que aparenta, jamais será preconceituoso. Da mesma forma, quem percebe que cada um de nós tem o desafio de admitir e afirmar o próprio limite diante do mundo não faz a crueldade de humilhar alguém pelas diferenças.

A conduta das escolas que respeita e aprecia a diversidade, estabelece o melhor exemplo para aprendermos com ela.

Educação Inclusiva: a escola e a acessibilidade

As necessidades dos educandos com deficiência são as mesmas de qualquer um: aprender, conviver e locomover livremente. Dessa forma, além de fazer as adaptações necessárias, as escolas devem ser projetadas com ambientes e atividades que possam incluir qualquer pessoa. Porque de acordo com especialistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com