TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JULGAMENTO DO MENSALÃO

Por:   •  13/11/2016  •  Dissertação  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

JULGAMENTO DO MENSALÃO

1 - O tema retratado refere-se aos embargos infringentes, referente ao julgamento dos réus no processo do mensalão.

O autor do editorial se mostra indignado com os maus hábitos da linguagem utilizada pelo revisor Ricardo Lewandowski , que durante o julgamento do mensalão apresentou um discurso longo e cansativo, demonstrou sua perplexidade diante da postura adotada pelos ministros do Supremo.

O texto ressalta que hoje em reuniões do STF se tem uma impressão de estar assistindo, como o autor destaca em seu texto, “um espetáculo obscuro e bizantino” devido à retórica longa, cansativa e utilização de vários termos que não são objetivos em processos, como o autor nos mostra no trecho “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta”. Um dos argumentos utilizados pelo autor para defender seu ponto de vista foi que a justiça deva examinar cada aspecto do processo com cuidado, mas que isto não significa que se deva adotar uma estratégia de morosidade e sim, uma retorica objetiva, direta e sucinta e também cita a lei que proíbe qualquer magistrado de se manifestar sobre qualquer processo e criticar seus colegas e, nas palavras do autor, “Também neste quesito, um pouco mais de parcimônia e contenção viriam a calhar” o outro é exemplificado no trecho “Quando tantas atenções se voltam para a Justiça, esse não é um quadro estimulante, ainda mais se permeado pelos rompantes de suscetibilidade exagerada”.

2- A) - Conhecimento do mundo

O trecho refere-se ao conhecimento que as pessoas adquirem através dos seus aprendizados e experiências cotidianas. E colocam em pratica nas suas vidas, sempre que necessário, por exemplo: Para sabermos o que motivou o Presidente dos Estados Unidos da América a discursar em Gettysburg, devemos conhecer um pouco da História dos E.U.A.

Aprendemos nos livros escolares referente à História Mundial, que em 1863 na cidade de Gettysburg - Estado da Pensilvânia, no dia 19 de novembro do referido ano, o Presidente Abraham Lincoln discursou na entrega do cemitério que fora construído para alojar 7.500 corpos de combatentes que perderam suas vidas na Guerra Civil americana.

B) Conhecimento textual

O trecho refere-se ao conhecimento textual que o leitor necessita ter para interpretar determinados textos e ter uma boa compreensão a respeito do assunto em questão, pois para compreendermos o porquê da morosidade judicial, temos que saber quais os caminhos que um processo percorre até ter um parecer final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com