TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Piaget e sua Contribuição para a Educação

Jean William Fritz Piaget nasceu em 09 de agosto de 1896 em Neuxâtel – Suiça considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.

Fundou a epistemologia Genética que é uma teoria psicológica do pensamento humano.

Em 1919 começa a publicar seus primeiros artigos sobre crianças, delimita um campo de estudos empíricos como o pensamento infantil e o raciocínio lógico.

A ideia de Piaget e que o conhecimento origina-se da interação sujeito – objeto que o ser humano não nasce com a capacidade cognitiva pronta ela vai se desenvolvendo de acordo com cada fase da criança.

Na área da educação utilizou a teoria dos estágios, mas foi visto como um não diretivista. E não foi aceito nos moldes da escola tradicional.

Piaget desenvolveu a teoria da construção do conhecimento, conhecida como Epestemolgia Genética que foi estudado pelo Piaget usando um método próprio.

Defende a ideia de que o conhecimento do psiquê vem desde a infância até a maturidade humana.

Com isto foram desenvolvidas várias propostas na área da educação diferenciadas para crianças em cada uma das fases.

Neste processo de construção de conhecimento foram desenvolvidos métodos pedagógicos eficientes para aperfeiçoar ou substituir os sistemas de ensino já existentes.

Para Piaget todos nós temos a possibilidade de construir conhecimento. Essa habilidade permite que saibamos observar, classificar, organizar, explicar, provar, fazer conexões e concluir mas para que isto ocorra, este processo cognitivo, é fundamental que ocorra a ação do sujeito e o meio em que vive.

Na teria de Piaget a educação deve oferecer a criança a descoberta e a construção do conhecimento com atividades desafiadoras de acordo com as etapas da infância de cada criança.

O professor assume neste contexto o papel de criar um ambiente propício disponibilizando para tantos materiais, criando um espaço favorável a aprendizagem sendo o mediador do conhecimento.

Mesmo sem ser um pedagogo Piaget com suas teorias revolucionou a educação colocando a criança como o centro da educação, e estas, passam a construir seu mundo de acordo com o que lhes é oferecido.

Não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver, por outro lado, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos mesmo tendo condições, porque o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz.

Dá-se o início da teoria construtivista.

A obra de Piaget conclui-se que o trabalho de educar crianças não é apenas repassar conteúdos mas favorecer atividades mentais para o educando. Para o educador é importante conhecer sua obara para planejar atividades de acordo com os estágios do desenvolvimento cognitivo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com