TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Por:   •  20/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Introdução

             

           Segundo Piaget, o desenho é uma forma de representação do pensamento. Mesmo não tendo estudado o desenvolvimento do grafismo infantil, Piaget cita os estudos de Luquet em seus textos. Para ele, ao final do estádio sensório motor que ocorre aos dois anos de idade, a criança passa a ter uma capacidade cognitiva de apresentação. Esta capacidade se dá por meio da linguagem, jogo simbólico, imitação, imagem mental e através do desenho. Na visão de Piaget, o desenho não é somente um ato criativo e espontâneo da criança, mas sim uma forma dela pensar e expressar a realidade dentro de um contexto semiótico e simbólico. Para Luquet, o desenhar também é um ato de representação da realidade, ele também afirma que o desenho é realista dentro da sua intenção. Logo, o “realismo” do desenho é uma concepção chave em sua teoria. Ele expõe o desenvolvimento do grafismo infantil em quatro importantes etapas, demostrando que o desenho sofre mudanças e destacando que o realismo se desenvolve na medida em que a criança avança a idade. Lowenfeld também realizou vários estudos sobre o grafismo infantil. Como resultados das suas pesquisas, foi revelada uma transformação no grafismo infantil iniciado na infância que vai até a adolescência, onde percorre sucessíveis fases do desenvolvimento. Tudo isso iremos abordar ao longo do desenvolvimento deste trabalho através da análise de alguns desenhos infantis.  

  1. Desenvolvimento

         Para um melhor entendimento, exemplificamos as fases e as idades, com os seus respectivos autores, numa tabela abaixo, onde poderemos observar a relação entre os Estádios do desenvolvimento (Piaget), o Grafismo (Luquet) e as Etapas dos desenhos (Lowenfeld).

2.1 Jean Piaget

Idades e Fases:

De 0 a 2 anos - Sensório-Motor.

A inteligência está nos sentidos e nas ações (sensações e sentimentos) reflexos e habilidades motora grossa e fina.    

De 2 a 7 anos - Pré-Operacional

Desenvolvimento das capacidades perceptivas e sensoriais. São 6 níveis de inteligência –Reflexos, Repetição de ações, Novas Adaptações, experimentação e curiosidades, combinações mentais e pensamento simbólico e soluções de problemas.

De 7 a 11 anos - Operacional Concreto

Representações Mentais, capacidade de afastar de suas percepções e pensar com conceitualmente. Reconhecimento no espelho, pensamento simbólico, realismo, levando tudo ao pé da letra, animismo e artificialismo, egocentrismo.

De 11 a 14 anos - Operacional Formal

Capacidade de raciocinar sobre o mundo de uma forma mais lógica e adulta. Lógica Dedutiva e Indutiva, pensamento abstrato, egocentrismo adolescente. Acredita em super-herói, diferencia o Eu do objeto.

2.2 Luquet

Idades e Fases:

De 2 a 3 anos Realismo Fortuito.

A criança excuta traços sem qualquer objetivo (sem nenhuma intenção de representação gráfica). Nesta fase identificamos as famosas "garatujas

De 3 a 4 anos Realismo Gorado

A criança desenha a realidade, mas choca-se com obstáculos gráficos e psíquicos. A incapacidade para dirigir seus movimentos gráficos, o caráter limitado e descontínuo da atenção infantil.

De 4 a 8/9 anos Realismo Intelectual.

A criança pretende deliberadamente reproduzir do objeto representado não só o que se pode ver mas tudo o que ali existe e dar a cada um dos elementos a sua forma exemplar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com