TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo Descobrindo a Palavra

Por:   •  20/10/2020  •  Abstract  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Jogo Descobrindo a Palavra – Desenvolvendo o Raciocínio Lógico e Atenção

Como jogar o “DESCOBRINDO A PALAVRA”?

Você deverá realizar o calculo de acordo com o tipo de operação apresentada para encontrar os valores dos quadrinhos abaixo.

Exemplo:

Para encontrar o número 48 você deverá somar: 40 + 8 que representa a letra E
Assim sucessivamente com os demais valores.
Para achar o valor de 40 deverá somar = 32 + 8 = 40 – S
18 + 8 = 26 – T
10 + 8 = 18 – U

48    40    26    18    67    33    41    26    48

E       S      T      U     D     A      N      T      E

Realizar o mesmo procedimento com as demais, umas são de + outras de x e outras de

Dividir

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto.

Segundo Coelho (2002) a leitura, no sentido de compreensão do mundo é condição básica do ser humano. A compreensão e sentido daquilo que o cerca inicia-se quando bebê, nos primeiros contatos com o mundo. Os sons, os odores, o toque, o paladar, de acordo com Martins (1994) são os primeiros passos para aprender a ler.

  “Os jogos educativos são aqueles que contribuem para formação das crianças e geralmente são direcionados para a educação infantil”. Essas autoras ainda elucidam teoricamente que os jogos são divididos em dois grupos: os de enredo e os de regras. (Souza 2011)

 

A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4).

Em sua visão é pela brincadeira que a criança aprende sobre a natureza, os eventos sociais, a dinâmica interna e a estrutura de seu corpo. A criança que brinca livremente, no seu nível, à sua maneira, não está apenas explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, ideias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.

O brincar está relacionado ao prazer. 

Normalmente associa-se a Lógica apenas à matemática. Na verdade,  a Lógica se aplica a todas as situações do cotidiano e a todas as ciências.

O conhecimento lógico-matemático segundo Piaget (1978), é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo. O mesmo é construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também  das ações sobre os objetos.

Portanto, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização, a mente não é uma tábula rasa.  Segundo Morgado (1986), a escola tradicional, baseada na transmissão oral dos conhecimentos, foi criticada por Piaget por considerar a criança como um ser passivo e vazio, onde se poderiam imprimir os conhecimentos que o docente quisesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com