TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo de Domino Texturizado

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

JOGO DE DOMINÓ TEXTURIZADO

GOIÂNIA - GO

2019

JOGO DE DOMINÓ TEXTURIZADO

GOIÂNIA - GO

2019

Introdução

Dominó Texturizado

O surgimento dos dominós é oriental e antiquíssima, não sabemos se a forma atual do jogo era conhecido na Europa quando os italianos o introduziram no século XVIII. O dominó é jogado em diversos países onde o número de peças varia de um país para outro, sendo bastante popular entre os adultos e crianças.

A riqueza desse material lúdico permite o seu aproveitamento como recurso pedagógico em diversos níveis de dificuldade. Assim, tanto o material como o jogo de dominó, possibilitam desenvolver uma série de desempenhos em um contexto educacional como o raciocínio lógico e aritmético dos aprendizes. Sendo o dominó uma atividade lúdica, compete ao educador investigar o conhecimento que seus alunos têm sobre o mesmo, pois ao jogar se constrói um novo contexto para outras descobertas, que poderão ser utilizadas em recursos complementares.

Com o dominó podemos classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias do contexto educacional.

Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas. A aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação direta com o pensamento matemático. Pois nos jogos temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações. As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, por isso devemos utilizá-los em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO E FUNCIONALIDADES

DOMINÓ TEXTURIZADO

Ao jogar dominó, o aluno é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados para vencer. Ao jogar dominó permite trabalhar contagem organizada, representação decimal, paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos atraentes e eficientes, que auxiliam os nossos educandos na arte da aprendizagem e na construção do conhecimento.

O jogo de dominó texturizado é composto com as 28 peças, no mesmo padrão do jogo original, tendo as texturas diferentes como principal direcionamento para realizar o jogo.

Proposta: Que haja interações entre todos os envolvidos onde haverá momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas.

Faixa Etária: Educação Infantil ( 3 - 5 anos de idade).

Conteúdo: Trabalhar com contagem organizada, representação decimal, paridade ou construção de material para laboratórios de ensino.

Habilidades desenvolvidas pelo jogo: A atividade instiga a curiosidade e desenvolve uma série de desempenhos em um contexto educacional como o raciocínio lógico e aritmético dos pequenos que são incentivados a organizar estratégias para a vitória.

Objetivo: Tem como objetivo à aprendizagem de convivência social e também para aprender a desenvolver o raciocínio lógico e aritmético, a conviver com a diferença, a comunicar-se com os outros, a interagir com os próximos, a decidir em grupo e a valorizar o saber social.

Como jogar Dominó

A quantidade de pessoas que jogam uma partida de dominó é de 2 a 4. As peças são misturadas na mesa, e cada jogador pega 7 peças para jogar, se haver menos de 4 jogadores às peças restantes ficam de fora para depois serem compradas quando precisar. O jogador que começa a partida é o que tem a peça 6-6. Ele inicia a partida colocando esta peça no centro da mesa. A partir daí, joga-se no sentido anti-horário. Cada jogador deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do jogo, uma por vez. Quando um jogador consegue encaixar uma peça, a vez é passada para o próximo jogador. Caso o jogador não tenha nenhuma peça que encaixe em qualquer lado, ele deve passar a vez, sem jogar peça nenhuma. O jogo acaba quando alguém bate (ficar sem pedras na mão) ou quando o jogo fica fechado, ou seja, quando não é mais possível baixar pedras. O primeiro jogador da segunda partida será o jogador à direita do primeiro jogador do jogo anterior podendo colocar qualquer pedra que quiser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (133 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com