TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos alfabetizadores

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

Jogos

Os jogos lúdicos (etimologicamente é um termo derivado do latim “ludes”, que significa jogo), tem a função de brincar e de forma livre e individual de jogar, utilizando regras e referindo-se a uma conduta social e de estimulação.

Para a Profª Maria Cristina Rau (2009), o lúdico se relaciona com a aprendizagem de diversas formas, pois interage com as áreas do desenvolvimento: motora, cognitiva, social e afetiva, afirmando que não importa a idade do individuo e sim os estímulos que recebe, e quando esse não acontece de uma forma uniforme pode deixar lacunas que futuramente podem dificultar o processo de aprendizagem, o que pedirá uma intervenção maior do educador.

A utilização dos jogos é uma ferramenta que auxilia a curiosidade, autoconfiança e atenção da criança. O educador ao trabalhar com jogos deve dar a devida importância, tendo cuidado de elaborar bons jogos com execuções de boas atividades que possam trazer às crianças objetivos voltados a aprendizagem.

Para “Ilich (1976), afirma que os jogos podem ser a única maneira de penetrar o sistema informal”. Suas palavras confirmam o que muitos profissionais de primeira série comprovam diariamente através das brincadeiras.

Como beneficio social, a criança através do lúdico representa situações que simbolizam uma realidade que ainda não pode alcançar e através dos jogos se explica o real e o eu.

Os jogos por alguns são vistos como “passatempo” para distrair as crianças ou gastar energia, por isso segundo Piaget (1967), “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo moral”.

Falar em jogos automaticamente pensamos em brincar e se divertir, para a criança não é diferente ela esta em processo de construção do conhecimento, esta sendo moldada, ou seja, jogos lúdicos tem de fato uma grande importância no ensino e aprendizagem da criança principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório.

Os jogos possibilitam para as crianças diversos objetivos, no qual passa a desenvolver a criatividade a sociabilidade, a interagir e relacionar-se entre os alunos, aprende a lidar com os resultados seja positivo ou negativo, a respeitar as regras, com tudo isso a criança se torna mais participativa e autoconfiante.

O jogo serve para que de alguma forma o aprender não venha a ser enfadonho para a criança, que venha ser algo prazeroso, o jogo colocado nas praticas pedagógicas possibilita ao aluno adquirir experiências, trazendo a criança uma maior vivência na sociedade, sendo assim elas compartilham novos conceitos para serem praticado no cotidiano.

Segundo Vygostski “para compreender a passagem de um estagio de desenvolvimento da criança para outro, somente é possível através das crianças que ela realiza, uma vez que o brincar emerge de uma necessidade infantil. O lúdico é de extrema importância para o desenvolvimento do aluno, por ser uma necessidade da criança se utilizar das brincadeiras para vivenciar situações como, por exemplo, de socialização, apropriação de valores e costumes, por tanto, situações não somente de prazer, mas também conflituosas”.

O lúdico na fase de alfabetização traz para a criança um meio que facilita sua aprendizagem dando a ela possibilidades e segurança em aprender brincando, é uma pratica que facilita a alfabetização para o individuo, pois a criança cresce estruturada, não abrindo mão de ser criança e levando consigo as maneiras positivas para aprender. Essa pratica torna-se um meio facilitador para o professor, unindo o lúdico com a alfabetização, trazendo satisfação para ambos.

Apesar de alguns educadores ainda não conseguirem se adaptar com o processo do lúdico na aprendizagem, e acharem que o brincar não é produtivo e sem significado, ainda tem aqueles que reconhecem a importância de manter a qualidade do ensino através das brincadeiras, jogos e brinquedos para desenvolver o lado social, intelectual e emocional do aluno. Pois o brincar é um direito garantido por lei.A Lei Federal 8069/90-Estatuto da Criança e do Adolescente,cap.II, artigo 16 que diz o seguinte no inciso IV- Brincar, praticar esportes e divertir-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (747.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com