TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e suas funcionalidades

Por:   •  5/6/2017  •  Artigo  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 2

JOGOS

O jogo deve ser visto como um importante recurso pedagógico e deve estar sempre e fazer parte do contexto escolar. O jogo tem características lúdicas das brincadeiras, suas regras, são mais determinadas e fechadas, ela  inspira a criança a um respeito, exigindo atenção, controle e raciocínio maior. O jogo deve ser motivador, ter intenções, objetivos, intenções e formas.

Por meio do jogo a criança se preocupa com a obtenção de conhecimentos e desenvolvimentos das habilidades físicas e mental. Através da forma lúdica de ensinar, o professor faz com que a criança viva experiências, como medo e a perda, além de conhecerem normas e regras.

É por meio dessa forma descontraída de educar, que a criança poderá reunir experiencias e assim aprendera a viver, enfrentando seus obstáculos e amadurecendo aos poucos, pois o lúdico de jogos proporciona que a criança conheça regras, entenda-as, identifique-as o que é e pra que são utilizadas.

Kishimoto (1993, p. 15) afirma:

Os jogos têm diversas origens e culturas que são transmitidas pelos diferentes jogos e formas de jogar. Este tem função de construir e desenvolver uma convivência entre as crianças estabelecendo regras, critérios e sentidos, possibilitando assim, um convívio mais social e democracia, porque “enquanto manifestação espontânea da cultura popular, os jogos tradicionais têm a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social. 

Algumas tendencias em que o professor elabora os jogos, exigem mais raciocínio logico das crianças, essas atividades acabam favorecendo o desenvolvimento de habilidades sensoriais e motricidade que estimulam o raciocínio, desde que sejam jogos de construção.

Kishimoto (1999) ainda comenta que “os jogos de construção são considerados de grande importância por enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver as habilidades das crianças”. (KISHIMOTO, 1999, p. 40).

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (801.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com