TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos em matematicas

Por:   •  2/6/2015  •  Abstract  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC[pic 3]

DIREC: 09              PÓLO: 10                CIDADE: ALCOBAÇA   TURMA: 1º ANO

ORIENTADORA DE ESTUDOS: ALENICE FRANÇA

PROFESSOR (A)- ALFABETIZADOR (A)- JANILDES DE OLIVEIRA

Atividade: vivenciando um dos  jogos matemático do caderno  3

Relato de experiência da professora Janildes de oliveira

Escola Ulisses Guimarães

A experiência ora relatada, deu-se através da  realização do JOGO 4: PLACAR zero, presente no caderno 3 (CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL) com o  objetivo pedagógico de compreender  o desagrupamento e respeitar o valor posicional com registro numérico. E atendendo ao direito de aprendizagem I:

Desse modo, com o intuito de  desenvolver nos alunos a capacidade de raciocínio lógico, despertando, nos mesmos sentimentos de coletividade e respeito, ao próximo e as regras opinei em escolher o jogo: placar zero.

O referido jogo foi proposto para uma turma do 1º ano do ensino fundamental, do turno vespertino, da Escola Ulisses Guimarães. Assim, inicialmente  falei sobre as instruções a respeito das regras do jogo, formei as  duplas e entreguei o material que seria utilizado por jogador ( tapetinho dividido em três campos - amarradão, amarradinho, e soltos) 100 palitos por aluno, ligas elásticas, dois dados , fichas de 0 a 9 , tabela para registrar as pontuações e um pote.

Uma vez organizados, os alunos estavam prontos para iniciar as jogadas. Iniciamos a partida. Cada jogador formou o grupo de cem palitos compostos por grupos de dez palitos amarrados. Posicionaram o grupão no tapetinho e representaram com as fichas numéricas. Conforme a imagem abaixo: [pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7]

Na primeira partida os alunos lançaram os dois dados e contaram a quantidade  de pontos obtidos nos dois dados. Em seguida retiravam do grupo amarrado e colocavam no pote, desfazendo assim o grupo e transferindo  todos os grupos para casa central ,posteriormente desamarravam um grupo para retirar a quantidade necessária  a os que sobravam ( unidades) eram colocados na casa dos soltos e marcavam com as fichas então registravam seus pontos em suas tabelas. Para autorizar a jogada seguinte diziam: Eu te autorizo a jogar. Este procedimento foi realizado ate que um dos jogadores vencesse chegando ao placar zero isto é quando não tinham mais nenhum palito em mãos.

O envolvimento da turma foi satisfatório. Contudo alguns tiveram dificuldades de compreender inicialmente as regras do jogo mas eram auxiliados pelos colegas e pela professora.

Procurei  andar pela sala observando os grupos, e lembrando- os a pensar nas regras do jogo assim, foi possível mediar as ações na sala com cada grupo. Conforme fui percebendo a dificuldade, provocava-os com questionamentos do tipo:

Quantos palitos soltos e agrupados há?

Quantos palitos ao todo?

Quantos grupos faltam desamarrar?

Quanta falta para colocar no pote para ganhar o jogo?

Quem consegue ler quantos palitos ainda tem no tapetinho olhando somente as fichas?

Os alunos  inseriram  os registro com facilidades pois já dominam os números de 0 a 100 não necessitando assim de usar  a forma pictórica.

Vale ressaltar que toda criança gosta de brincar, afinal é da natureza dela, a criança aprende brincando, brincar faz parte do processo de formação da criança, por isso brincar é uma forma prazerosa de aprender.

Este jogo é uma atividade onde a criança fica alegre, vence obstáculos, desafiam seus limites, ativa sua energia, desenvolve a coordenação motora seu raciocínio lógico adquire confiança em si mesma e aprimora seus conhecimentos. Portanto não há duvidas de que o jogo e de grande importância para o processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (292 Kb)   docx (215.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com