TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO:        PEDAGOGIA 

DISCIPLINA        : LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I

PROFESSORA Ma.: NOHAD MOUHANNA FERNANDES

ACADÊMICO(a):  RGM:

POLO:          

                        

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DAS AULAS 1 e 2  (Valor: 2,5)

AULA 1: A PRÁTICA DE LINGUAGEM NA VIDA SOCIAL.  

AULA  2: VARIEDADES LINGUÍSTICAS.

Os exercícios a seguir são referentes às aulas 1 e 2. Você deverá enviar este arquivo com as atividades respondidas pelo Portfólio da aula 2.

OBS.: individual.

LEMBRETE: na ferramenta "Agenda" e também no Plano de ensino da disciplina, há a seguinte mensagem: "Para que suas atividades sejam corrigidas e avaliadas antes da prova, sugiro que no máximo a cada cinco dias você poste um arquivo de atividade."

ATENÇÃO!

 É de extrema importância que você:

 - estude as aulas antes e durante a resolução dos exercícios;

- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado;

-  escreva de forma coerente e coesa e de acordo com a norma culta da língua portuguesa;

- confira suas respostas antes de enviar o arquivo, pois não será possível refazer a atividade;

- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;

-  não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega ou com plágio (cópias tiradas da internet) receberão nota ZERO.

1) Responda a estas duas perguntas em forma de texto (em torno de oito linhas):

a) Por que a charge a seguir é considerada um texto misto?

Porque ela apresenta mais que um tipo de linguagem: a imagem, em que o indivíduo está recebendo dinheiro, e as palavras, que nos fazem entender que o dinheiro é do 13º salário do indivíduo, e que já está destinado ao pagamento de contas. Assim, imagem e palavras juntas, transmitem claramente uma mensagem ao leitor.

b) O que ela pretende transmitir aos leitores? Explique. (1,25)

        A charge pretende transmitir aos leitores que o trabalhador mal recebeu o dinheiro do esperado 13º salário, e já tem um destino definido, que são as compras de natal, o aluguel atrasado, IPVA, luz, água, telefone, entre outros. E pouco sobra para que ela possa utilizar em lazer e bem estar.

                

 [pic 2]

Disponível em:<http://1.bp.blogspot.com/_D88NysPL3z4/SnR_qORixCI/AAAAAAAACq0/An0PyYn_87c/s1600-h/13%C2%BA+SAL%C3%81RIO.jpg> Acesso em 02/02/2016.

Texto para a próxima questão. Leia-o com atenção!

(UFAL AL – adaptada)

[pic 3]

[pic 4]

Revista X

2) Identifique a função da linguagem predominante na mensagem publicitária acima. Justifique a sua resposta de forma convincente. (1,25)

        A função da linguagem predominante na mensagem publicitária acima é a CONATIVA (também chamada de APELATIVA). A função conativa é típica do texto publicitário, pois a mensagem é organizada em forma de apelo, tentando influenciar o receptor a comprar o carro zero. Para isso,  usa a segunda pessoa  (você) e a  forma verbal no modo imperativo (MOSTRE, que indica ordem, pedido, recomendação, conselho). 

VALOR DAS ATIVIDADES: 2,5

BOM TRABALHO!!!

............................................................................................................................................Obs.: Somente as atividades acima devem ser enviadas.  

 Pratique um pouco mais a teoria estudada.

As atividades abaixo não são objetos de avaliação (não envie respostas).

1) Faça uma pesquisa em revistas especializadas na área de Educação  e coloque em prática a teoria estudada. Analise os textos publicitários, os textos informativos, explicativos etc. Observe a finalidade de cada texto, a linguagem utilizada e tente identificar a função da linguagem predominante apresentada neles.

2) Há textos na ferramenta “Arquivos” sobre conteúdos gramaticais e variações linguísticas. Leia-os.   

3) Na aula 2, você aprendeu que existe uma diversidade na utilização da língua portuguesa, ou seja,  estudou as variedades linguísticas. Para ampliar seu conhecimento sobre o assunto, pesquise em jornais, revistas, publicações para jovens, livros ou sites dois textos curtos com características bem opostas: um com predominância da linguagem culta, outro com predominância da linguagem da linguagem popular. Identifique o tipo de linguagem em cada um, analisando as suas diferenças gramaticais. Se puder, explique essas diferenças a uma pessoa próxima de você.

4) PARA DESCONTRAIR ...

Leia atentamente a situação de comunicação e a carta abaixo:

José Carlos é um rapaz simpático e sociável e adora viajar. Em uma de suas viagens ao interior, um inesperado acidente com a sua moto obrigou-o a ficar no mato. Por sorte, um fazendeiro socorreu-o, dando-lhe abrigo. Com o auxílio do fazendeiro, ele pôde retornar a sua casa sem maiores problemas. Em casa, o moço, felicíssimo pela ajuda que recebera, resolveu agradecer ao fazendeiro, por meio da seguinte carta:

Sampa, 10-08-2005.

Paz e amor, bicho!

Você me amarrou na sua de cara legal, muito barra limpa. Achei jóia a sua quando sacou que eu estava na pior, com a minha máquina detonada naquele breu, no maior

baixo astral. O envenenamento da minha máquina às vezes me deixa baratinado e você

ligou bacana, levando-me para o seu habitat.

No dia seguinte, com a colher de chá que você me deu com o seu carango, consegui emplacar no asfalto e batalhar uma carona até conquistar a metrópole.

Como o nosso papo foi manero, espero você vir moitar uns dias aqui comigo em minha

lona legal. Poderemos curtir fino papo com a turma e descolar umas minas geniais. Você vai se amarrar na onda do rap e curtir um som the best. Fique na minha, mano, você vai gamar.

Do chapa, Zeca.

Agora, leia a resposta de Bertolino, o fazendeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (314.2 Kb)   docx (239.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com