TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.810 Palavras (16 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CAMPUS MARTE – CURSO: PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

ANDREA DE OLIVEIRA FERREIRA - RA 5321972021

DANIELA PEREIRA CORREA - RA 1299163299

LIVIA DE OLIVEIRA GODOI – RA 5322989161

MARCIA APARECIDA FONSECA – RA 6748344553






SÃO PAULO – SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CAMPUS MARTE – CURSO: PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

ANDREA DE OLIVEIRA FERREIRA - RA 5321972021

DANIELA PEREIRA CORREA - RA 1299163299

LIVIA DE OLIVEIRA GODOI – RA 5322989161

MARCIA APARECIDA FONSECA – RA 6748344553

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Especial”, sob orientação da professora-tutora presencial: Ana Cristina Souza.

SÃO PAULO – SP

2015[pic 2]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................        4
  2. ASPECTOS TEÓRICOS NA LITERATURA E SUAS DEFINIÇÕES.........        5

2.1 GENEROS ORAL E ESCRITA.......................................................................   6

  1. GENEROS TEXTUAIS OU DESCURSIV PROBLESSO NADA.................   7

  1. COESAO..............................................................................................................        9

4.1 TIPOS CONTEXTUAIS................................................................................... 10

  1. REFORMA ORTOGRAFICA.......................................................................... 12

  1. RELATÓRIO FINAL - CONCLUSÃO........................................................... 15
  1. REFERENCIAS BIBLIGRÁFICAS...............................................................  16

                

  1. INTRODUÇÃO

Na verdade a história da escrita e o conceito de leitura, nos mostra que estamos em constante desenvolvimento e evolução, a forma continuada e cada movimento, procura atender e garantir a comunicação do indivíduo que vem firmar seu lugar na sociedade, não apenas em textos escritos, como também na compreensão do mundo que o cerca. O virtual começa a tomar conta desse acesso letrado, no uso dos telefones móveis, passando pela internet e todos os meios de linguagens nessa era chamada “leitura digital”.

Deve-se fazer sempre uma análise de reflexão aberta e ampla a respeito do uso devido ou não nas escolas do uso de computadores e laboratórios de informática como forma exclusiva de aprendizado, pois isso não é suficiente, o incentivo do professor ao uso e exploração de diversos gêneros textuais, fazem com que esses possam ter contato com os diversos gêneros textuais. Dessa forma podemos fazer com que os alunos entrem nesse universo de leitores e possam realmente se tornar cidadãos conscientes.

Progressivamente a leitura possibilita o desenvolvimento individual e social do indivíduo, é pela e na leitura que construímos, reconstruímos e desconstruímos conceitos relevantes a nossa formação enquanto ser humano e partindo do princípio de que a atividade de leitura deve ser fator essencial à formação do sujeito, cabe à escola, de forma que o leitor não seja uma entidade passiva nem somente receptiva.

Podemos observar que o processo de construção do indivíduo, deve ser compreendido na sua complexidade e amplitude que envolve toda essa temática da escrita e leitura, observados de não podermos tratar do sistema educacional, se preocupando somente com o conteúdo e aprendizado metódico, mas no todo que visam disciplinas e resultados padrões, considerando vários fatores para um aprendizado efetivo, entre eles o potencial de cada indivíduo, que reage, entende e interpreta de forma singular.

Para que todos possam chegar a um fator comum, e os meios e métodos utilizados para isso, como decodificar, compreender, interpretar, estabelecer relações, situar o texto em seu contexto, criticar e replicar, serão fundamentais para o êxito educacional e intelectual.

4

  1. ASPECTOS TEÓRICOS NA LITERATURA E SUAS DEFINIÇÕES

- Concepção de leitura

Para a concepção da leitura, devemos primeiro nos concentrar nos 3 tipos de leitores que teremos, Mecânico, Auditivo e Dinâmico

-  Estratégias de leitura

Criar condições e habito de leitura entre os alunos nas turmas, além de destinar um tempo a esse desenvolvimento,

-  Leitura e a produção de sentidos

Alguns vícios na leitura, produz comportamentos prejudiciais para o rendimento na hora da leitura. Movimentar a cabeça, ler palavra por palavra, vocalização e uso de apoios

 

Atualmente não basta que decodifiquemos as palavras, o ato de ler é muito mais abrangente, devemos: compreender, interferir, interpretar, relacionar com o contexto e dialogar com o texto.

“A leitura é desenvolvida num processo que o leitor age de forma ativa, conceituando e e transferindo seus conhecimentos, trazendo-os a um nível consciente e de desenvolvimento de estratégias e habilidades de leitura (Monteiro & Melo 2003).”


Gêneros textuais são textos de qualquer natureza, literários ou não-literários. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Aliás, essas características peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.
[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (283.9 Kb)   docx (711.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com