TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIA DISPONÍVEL PARA A CIDADANIA?

Por:   •  22/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIA DISPONÍVEL PARA A CIDADANIA?

Ana Patrícia Pereira da Silva (Centro Universitário da Cidade- RJ)

Josefina Carmen Diaz de Mello (Professora Assistente do Centro Universitário da Cidade RJ/Doutoranda/UERJ)

 

RESUMO

Esta pesquisa é um recorte da monografia da primeira autora e que foi desenvolvida no curso de graduação de Pedagogia. A questão deste estudo focalizou: até que ponto o letramento pode contribuir para o exercício da cidadania dos alunos na Educação Infantil? O interesse por essa problemática surgiu ao observarmos que há profissionais que defendem que as crianças desse segmento devem ser alfabetizadas. Trabalhamos na perspectiva de uma Educação Infantil que compreenda a criança como uma cidadã de direitos e que mesmo não sabendo ler e escrever, ela precisa se familiarizar com as práticas sociais de escrita, em um contexto de letramento. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi de investigar a importância do letramento na Educação Infantil, e sua contribuição para o exercício da cidadania. O referencial teórico concentrou-se em Ferreiro (2001), Soares (1998, 2005) e Canivez (1998). Ferreiro (2001) e Soares (1998) defendem que, a criança que convive com o ambiente letrado, tem prontidão para atender às exigências sociais. Canivez (1998) ressalta que os professores conhecem os limites de sua ação junto a seus alunos e, por isso, a importância de se construir o respeito como base dos direitos sociais para o futuro cidadão. Esta pesquisa inseriu-se em um estudo de caso, onde foi feita uma entrevista com um supervisor escolar e um professor da Educação Infantil. Concluiu-se que o letramento na Educação Infantil pode ser uma das vias disponíveis para a construção da cidadania, na medida em que os profissionais da educação valorizem o poder do letramento para conduzir o progresso social da criança.

Palavras - chave: Cidadania, Letramento, Alfabetização, Educação Infantil.

LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIA DISPONÍVEL PARA A CIDADANIA?

Ana Patrícia Pereira da Silva (Centro Universitário da Cidade/RJ)

Josefina Carmen Diaz de Mello (Centro Universitário da Cidade/ Doutoranda –UERJ)

        

        

Introdução

Abordamos neste estudo, a importância do ambiente de letramento escolar para o desenvolvimento futuro da cidadania consciente dos alunos da Educação Infantil.

O foco deste estudo está concentrado no conceito de letramento, dentro da perspectiva de que letramento é muito mais que alfabetização. O interesse por pesquisar tal temática decorreu do fato de observarmos que muitas pessoas se alfabetizam, conseguem ler e escrever, mas não são necessariamente capazes de incorporar a prática da leitura e da escrita para se envolverem com as práticas sociais.

Assim, o objetivo desta pesquisa foi de investigar a importância do letramento no desenvolvimento da cidadania, considerando-se alunos da Educação Infantil. A questão deste estudo pretende saber: até que ponto o letramento pode contribuir para o exercício da cidadania dos alunos na Educação Infantil?

            Sendo assim, o referencial teórico concentrou-se em Ferreiro (2001), Soares (1998) e Canivez (1998). Ferreiro (2001) defende que a criança, no ambiente letrado, acaba conhecendo a função social da escrita. Ou seja, ela tende a agir como alfabetizada. Soares (1998) diz que a criança, mesmo não sendo alfabetizada, pode ser letrada. Canivez (1998) aponta que a educação é desenvolver o que lhe diz respeito enquanto vive em uma comunidade, não apenas fazer e dizer o que é exigido dele, mas questionar por que isto é exigido.

           Esta pesquisa inseriu-se em um estudo de caso, onde foi feita uma entrevista com um supervisor escolar e um professor da Educação Infantil.

Este artigo estruturou-se em duas partes. Na primeira, será tratado o conceito de letramento; na segunda, será discutida a relação possível entre letramento e cidadania na Educação Infantil, quando serão feitas as análises. No final, será desenvolvida a conclusão.

Através das falas dos entrevistados levaram ao entendimento de que o letramento na Educação Infantil pode ser uma das vias disponíveis para a construção da cidadania, na medida em que o professor e o supervisor escolar, saibam mediar o letramento e a alfabetização dos alunos.

1 - Conceito de Letramento

Segundo Aulete (1974 apud SOARES 1998, p. 16), a palavra letramento apareceu há um século atrás e com um sentido diferente de como é entendida hoje. Nesse dicionário, atribui-se como palavra antiga, com o significado de “escrita”, remetendo ao verbo “letrar” (“investigar, soletrando”). Atualmente, o sentido dado é diferente. Soares (1998) buscou a versão para o Português na língua inglesa “Literacy”, que significa “o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever” (SOARES, 1998, p. 17). Apesar de esse conceito não estar registrado nos dicionários brasileiros, entendemos como Soares (ibid) que se refere à condição adquirida pelo grupo ou pelo indivíduo, como resultado de ter-se apropriado da escrita.

Na sua análise, a autora Soares (1998, p. 44) explica que esse processo é muito mais que alfabetização. Ela enfatiza que letramento:

(...) é (...) o estado ou condição de quem interage com diferentes portadores de leitura e escrita, com diferentes gêneros e tipos de leitura e de escrita... Enfim: letramento é o estado ou condição de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas sociais de leitura e de escrita.

Sendo assim, o indivíduo letrado não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita em seu cotidiano. Nesse caso, a criança ao ingressar na escola, já traz algum domínio de um tipo de prática social de leitura que se insere nesse conceito. Por exemplo, ela já tem dominado a leitura de jornais, revistas, rótulos, onde esse domínio será importante para o seu sucesso durante o processo de alfabetização.

Ferreiro (2001) ressalta que a alfabetização é um processo que começa em um determinado momento, mas encontra-se em constante construção, e é na Educação Infantil que se deve assumir a função social. Isso pode garantir a compreensão por parte das crianças daquilo que elas vivenciam, oferecendo condições para que descubram o mundo que as cerca, desenvolvendo, assim, diferentes formas de expressão. Segundo Ferreiro (2001), a descoberta de códigos escritos pela criança letrada tem significações para ela (gibis, livros, albúm de figurinhas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (238.6 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com