TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

A educação matemática é uma atividade essencialmente pluri e interdisciplinar, ela se relaciona tanto em perspectiva teóricas como em atividades práticas, e a outras áreas do conhecimento tais como artes música, ciências e literatura.

É por meio da curiosidade que a criança descobre o mundo da matemática na Educação Infantil. Ela pode ser apresentada em jogos, brincadeiras, músicas e desenhos.

O jogo na matemática é visto como uma ferramenta de aprendizagem complementar que tem potencial de motivar e envolver os alunos no uso de determinados conceitos matemáticos.

A abordagem dos jogos nas aulas de matemática tem o potencial de desenvolver não apenas a matemática, mas também outras habilidades nos alunos assim, os professores podem incentivar a conversa e o raciocínio matemático durante o jogo bem como cooperação, o respeito mútuo e o trabalho em equipe. Auxilia o desenvolvimento do conhecimento de lateralidade, criatividade, conhecimento de formas, conceitos de medidas e grandezas, e aprender a somar, subtrair e a quantificar.

Para o desenvolvimento desse trabalho o professor deve estar apto, dar o valor adequado para as atuações focando nos segmentos finais, que é o aprendizado e o conhecimento do aluno.

Matemática não pode ser tratada de modo a só ensinar conteúdos, é preciso preparar o ambiente de aprendizagem, oferecer objetos que deixem os alunos ampliar o pensamento matemático que vai além de ensinar a contar.

REFERÊNCIAS

HEIN, Ana Catarina Angeloni. Fundamentos teóricos e metodológicos da Alfabetização e letramento São Paulo: Pearson Education do Brasil,2016.

BONAFINI, Fernanda Cesar Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino da matemática .São Paulo: Pearson Education do Brasil,2016.

VÍDEO: <https://www.youtube.com/watch?v=BvPBG4ZPNfg>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com