TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  19/3/2019  •  Artigo  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                                    [pic 2]

                  CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

                                 NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

LIBRAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

SIMONE ELAINE DO DIVINO BORGES

TURVOLÂNDIA, MG

2018


[pic 3]

                                    [pic 4]

                  CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

                                 NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

LIBRAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

SIMONE ELAINE DO DIVINO BORGES

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em AEE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

TURVOLÂNDIA, MG

2018

[pic 5]

LIBRAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

                     Simone Elaine do Divino Borges

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo compreender a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua da comunidade surda, bem como o fundamental apoio dos familiares e dos agentes educacionais para a garantia e obtenção dos direito da pessoa com surdez. Também irá refletir sobre os desafios presente no ambiente escolar, a exemplo da imprópria estrutura física e a falta de qualificação dos profissionais quanto ao conhecimento das Libras, o que impossibilita o acesso a uma educação de qualidade, promotora e garantidora do desenvolvimento humano e da inclusão social.

Palavras-chave: Libras; Surdez; Educação; Inclusão Social.


LIBRAS AND THE CHALLENGES OF EDUCATION


ABSTRACT

The purpose of this study is to understand the importance of the Brazilian Language of Signals (Pounds) as the language of the deaf community, as well as the fundamental support of family members and educational agents for guaranteeing and obtaining the rights of deaf people. It will also reflect on the challenges present in the school environment, such as the inadequate physical structure and the lack of qualification of the professionals regarding the knowledge of the Pounds, which precludes access to quality education, promoter and guarantor of human development and inclusion Social.


Keywords: Pounds; Deafness; Education; Social inclusion.

  1. INTRODUÇÃO

Para presenciar o atual desenvolvimento houve uma forte necessidade de comunicação, interação entre os indivíduos, o que foi possibilitado através da linguagem. Tendo um papel fundamental a linguagem na vida das pessoas, pois é através da mesma que transmitimos informações, expressamos sentimentos, compartilhamos ideias.

A linguagem atravessa todas as formas de socialização, sendo assim a comunicação mais utilizada em indivíduos sem nenhuma deficiência auditiva, é a oral, a sociedade de ouvintes possuem uma forma característica de se comunicar, assim cada população possui uma linguagem, escrita ou falada, própria, diferenciada a comunicação de cada estado e/ou país.

Assim como a comunidade ouvinte dos diferentes locais do planeta desenvolve formas de comunicação, os surdos também criam meios para a realização da mesma. O método comunicativo da comunidade surda é feito através de movimentos gestuais e expressões faciais que são assimilados pela visão, diferente dos idiomas comumente utilizado, orais e aditivos.

No Brasil o canal de comunicação natural utilizada pela maioria dos surdos para se comunicar com pessoas ouvintes é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). E apesar de ter amparos legais – Lei n° 10.436 de 24 de abril de 2002; Decreto n° 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei – a sua compreensão entre os surdos e ouvintes, enfrenta alguns travamentos para o real desenvolvimento, limitando os direitos sociais e consequentemente o exercício da cidadania. É neste sentido que o presente estudo buscará mostrar a importância acerca dos desafios colocados para o avanço da Língua Brasileira de Sinais na educação dos surdos, papel dos seu familiares e educadores para incluir esses indivíduos nos meios de convívio de modo a garantir seus direitos.

Algumas questões serão provocadas, no intuito de elucidá-las, a entender: a importância das Libras na formação da identidade do sujeito com surdez; a importância do convívio dos surdos na comunidade ouvinte e surda; compreender como a família participa no desenvolvimento da criança surda e se há necessidade da criança conviver desde o nascimento com adultos surdos; e qual o papel dos profissionais que atuam na área da surdez e como é feito o atendimento educacional ao surdo.

[pic 6]

  1. LIBRAS E OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO

São instituídas nas comunidades surdas em diferentes regiões do mundo suas próprias línguas de sinais, ou seja, cada região do mundo tem sua própria língua com suas regras especificas, portanto não existe uma universalização desses sinais que determinem uma única comunicação. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua oficial no Brasil e se destaca por ser comunicação efetiva utilizada entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte.  

Através da Carta Magma que é amparada a criação de políticas públicas exclusivas para surdos, como por exemplo, o direito a educação pública de qualidade. O artigo 208 da CF de 1988, que dispõe sobre o “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”, (Brasil, 1988).

Mesmo com amparo da lei, os surdos tiveram que enfrentar uma trajetória longa para oficialização de uma língua que incorporassem os ouvintes, além da comunidade surda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com