TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

CLÁUDIA SOARES ENCARNAÇÃO

LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SALVADOR

2018

CLÁUDIA SOARES ENCARNAÇÃO

LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

Projeto de TCC, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para aprovação da disciplina Pesquisa e Prática em Educação PRÉ-PROJETO.

Orientadora: Wilma Mello de Souza Campos 

 

 

 

SALVADOR

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...............................................................................................................4
  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA...............................................................................4
  2. QUESTÕES NORTEADORAS...............................................................................5
  3. OBJETIVOS............................................................................................................6
  4. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................6
  5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.............................................................7
  6. REVISÃO DA LITERATURA................................................................................8
  7. CRONOGRAMA    .................................................................................................9
  1. REFERÊNCIAS.............................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

A educação inclusiva é um grande desafio em relação aos alunos com necessidades especiais educativas, alguns estudos e leis decretadas fizeram com que houvesse algumas mudanças, porém ainda tem muito a melhorar. Dentre as mudanças, a aplicação da língua de sinais, conhecida como Libras, para as crianças que apresentam necessidades especiais auditivas, é uma situação que necessita de urgência, pois dela depende a comunicação destes alunos, dentro e fora da escola.

Inúmeras crianças com necessidades especiais auditiva deixam de ter contato ou acesso à educação. A educação inclusiva parte do princípio que a escola é um lugar de acesso e direito de todos, porém existem muitos obstáculos para acesso de alunos surdos. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade mostrar que a Libras pode ser uma proposta interessante na inclusão dessas crianças, em fase de educação infantil, mostrando que é possível educar sem excluir.

 

  1.  APRESENTAÇÃO DO TEMA

Para começar o que é libras? Libras é uma língua, e não uma linguagem como muitos acham, ela tem uma estrutura e regras próprias e não um monte de sinais com as mãos como a maioria da população pensa.

O filosofo grego Aristóteles (384 a.C – 322 a.C) dizia que “a linguagem era que dava condição humana para o indivíduo”. E esta linguagem só tinha um meio de aprendizagem: a fala desenvolvida por meio da audição. Logo, quem não ouvia também, “não falava nem pensava, não podendo receber ensinamentos, resumindo, o surdo era considerado excluído da sociedade e era considerado sem condições para receber uma educação ,seguia o mesmo destino que eram dados aos deficientes físicos e mentais. Eram considerados como não capacitados, incapaz, um ser sem concepção, perspectiva e raciocínio E com isso muitos eram abandonados pelos familiares à própria sorte.

            A língua brasileira de Sinais chegou ao Brasil por volta do século XV, pelo francês Eduard Huet, professor surdo que chegou ao Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro diretor do Instituto Imperial dos Surdos–Mudos, com o passar do tempo o termo surdo-mudo saiu de uso, e se tornou Instituto Nacional de Educação dos Surdos-INES.

   O presente estudo tem o propósito de refletir como a comunicação através do uso de Libras pode facilitar a educação dos surdos, e que é desde a infância que o processo de aprendizagem deve acontecer. É possível educar uma criança surda no meio de crianças ouvintes? É possível que elas sejam alfabetizadas através do uso de Libras?

  1.  QUESTÕES NORTEADORAS

   Diante do problema apresentado surgem alguns questionamentos, que este trabalho de pesquisa se dispõe a responder:

  • Que tipo de desafio uma criança surda pode encontrar ao acessar um ambiente escolar?
  • Os professores estão preparados e capacitados para atender alunos com necessidades especiais auditivas?
  • Os alunos surdos são capazes de compreender a estrutura e a organização da Libras?
  • Uma criança surda apresenta condições para ser alfabetizada e conviver com os ouvintes?

  1.  OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Analisar se alunos na fase de educação infantil com necessidade especial auditiva pode aprender através do uso de Libras e conviver na sala de aula com alunos ouvintes.

  1. Objetivos Específicos
  • Destacar os desafios encontrados pela criança surda ao acessar o ambiente escolar
  • Identificar se os professores estão preparados para oferecer atendimento educacional aos alunos surdos
  • Demonstrar que alunos surdos apresentam condições para desenvolver a estrutura e a organização do uso de Libras
  • Evidenciar que crianças surdas e ouvintes podem ser alfabetizadas e conviver no mesmo âmbito escolar que crianças ouvintes

 

  1.  JUSTIFICATIVA

A Educação especial inclusiva é uma realidade nas escolas públicas e particulares. A Libras – Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como a 2ª língua oficial do nosso país. Ela foi oficialmente autenticada pela Lei nº 10.436 de 24 de Abril de 2002. A partir dessa data foi possível desenvolver discussões sobre as necessidades referentes às formas linguísticas das comunidades surdas e a agregação desses indivíduos na sociedade e no meio escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com