TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS OUVINTES E SURDAS - A IMPORTANCIA DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – POLO VITÓRIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR II

O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS OUVINTES E SURDAS - A IMPORTANCIA DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSSARA B. BATISTA BORGES RA 406946 .SARA130510@GMAIL.COM

SILVIA GUILHEN GALIETA TAIT

VITÓRIA, JUNHO DE 2016.

SUMÁRIO

RESUMO............................................................................................................ 3

INTRODUÇÃO.................................................................................................... 4

DESENVOLVIMENTO - A IMPORTANCIA DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL............................................................................................................ 5

METODOLOGIA................................................................................................. 8

RESULTADOS E DISCUSSÕES....................................................................... 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................. 10

REFERÊNCIAS................................................................................................ 11

O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS OUVINTES E SURDAS

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar argumentos teóricos em relação ao ensino de LIBRAS na educação infantil como processo de intervenção entre crianças ouvintes e surdas quanto a sua importância num contexto social e profissional. O ensino a LIBRAS favorece para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças surdas e ouvintes. Para um bom desempenho desse feito, serão apontados os argumentos quanto às características importantes e necessárias para a valorização das crianças incluídas no ambiente escolar bem como na valorização dos profissionais em educação que são peças importantes para a excelência do processo.

Palavras-chave: Libras, Educação Infantil, Ambiente escolar, Profissionais em educação.

________________________

¹ Graduação em pedagogia (em andamento)– Faculdade Anhanguera – Polo Vitória – ES email: NEVESFABIOLA@HOTMAIL.COM

² Graduação em pedagogia (em andamento)– Faculdade Anhanguera – Polo Vitória – ES email: GEOVANAANIBAL17@HOTMAIL.COM

³ Graduação em pedagogia (em andamento)– Faculdade Anhanguera – Polo Vitória – ES email: SARA130510@GMAIL.COM

4 Graduação em pedagogia (em andamento)– Faculdade Anhanguera – Polo Vitória – ES email: SHIRLEY_GRS@HOTMAIL.COM

        3

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de apontar os aspectos importantes e relevantes a cerca do ensino de LIBRAS na educação infantil, serão analisados as questões quanto à importância de se aprender libras na educação infantil, de se ensinar libras e a necessidade da formação bilinguística dos docentes. Para que isso ocorra, será importante a compreensão do assunto se embasando nas teses de conhecidos autores do ramo. Onde será levada em conta a necessidade do convívio de alunos surdos com os alunos ouvintes.

È importante levar para os alunos ainda em fase inicial o conhecimento da língua de sinais, para que, em convívio com essas experiências possam crescer livres de qualquer preconceito. Serão necessários esforços por parte da escola como um todo, além de incentivar a qualificação profissional dos docentes para que esses levem aos alunos informações e meios necessários para se sentirem incluídos numa sociedade, quebrando os paradigmas do assunto.

A inclusão de crianças possuidoras de necessidades especiais vem crescendo cada dia mais, e essa nova realidade, é de fato importante, não somente no auxilio ao desenvolvimento do sujeito, mas para que se possa criar um ambiente aberto a novos desafios, uma forma de prepara-los para o que os esperam no futuro, pontos esses relevantes que serão encontrados durante a pesquisa bibliográfica justificando as questões abordadas.

        

4

A IMPORTANCIA DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O conhecimento de libras para os surdos tem a mesma importância do que o conhecimento da língua portuguesa para os ouvintes, então por que não começar esse conhecimento desde cedo, expandindo para as crianças ouvintes para que as mesmas possam se comunicar com seus colegas surdos. Com isso ao reconhecer LIBRAS como a Segunda Língua Brasileira, estará desenvolvendo igualmente uma comunicação na sociedade. 

Como o nome já diz língua de sinais - LIBRAS, os surdos se comunicam através de gestos realizados com as mãos, cabeça e outras partes do corpo, isso por estarem carecidos da audição.  Sobre isto, SALLES (2004), menciona:

“A LIBRAS é adotada de uma gramática constituída a partir de elementos Constitutivos das palavras ou itens lexicais e de um léxico que se estruturam a partir de mecanismos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos que apresentam também especificidades, mas seguem também princípios básicos gerais. É adotada também de componentes pragmáticos convencionais codificados no léxico e nas estruturas da LIBRAS e de princípios pragmáticos que permitem a geração de implícitos sentidos metafóricos, ironias e outros significados não literais. A LIBRAS é a língua utilizada pelos surdos que vivem em cidades do Brasil, portanto não é uma língua universal.”

Na educação bilíngue o sujeito surdo deve ter o conhecimento da língua de sinais como sua primeira língua e como segunda língua a oficial de seu país, no caso o Português. No entanto, para uma proposta bilíngue a obrigação do ensino da língua oficial na forma de oralização está descartada.

A proposta do bilinguismo é de proporcionar o acesso às línguas garantindo a valorização das culturas para que os alunos tornem-se inseridos na sociedade em que vivem, onde Lúria (1986) nos confirma que, os processos de desenvolvimento da linguagem incluem o conjunto de interações entre a criança e o ambiente tornando-se necessário desenvolver alternativas que possibilitem os alunos com surdez adquirir linguagem aperfeiçoando esse potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (209.9 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com