TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação em LIBRAS e suas contribuições para a Educação Infantil

Por:   •  14/3/2016  •  Artigo  •  3.557 Palavras (15 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 15

Formação em LIBRAS e suas contribuições para a Educação Infantil

Karine Lucy Alves Resende

 Pós-Graduação em Educação Inclusiva

Araguari-MG

Orientadora: Profª. Dra. Gabriela Maffei Moreira Malagolli

RESUMO

Este trabalho possui o objetivo de analisar a importância da especialização em LIBRAS na educação infantil, com a intenção de beneficiar o processo de ensino e aprendizagem, levando-se em conta a diversidade presente no cotidiano escolar, caracterizada pelas singularidades que caracterizam cada criança. pois quanto mais ampla a formação acadêmica do educador infantil, maior será a possibilidade de atuar com competência no processo de ensino da LIBRAS, Este trabalho baseou-se em análises teóricas com base em documentos e autores, dentre eles, Oliveira (2011), Damázio (2007), Goldfeld (1997), Borges (2009), além de artigos, livros, publicações, permitindo um melhor conhecimento sobre o contexto do tema proposto.

Palavras-chave: LIBRAS, educação infantil, inclusão.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata dos resultados de uma pesquisa sobre a importância da Especialização em LIBRAS para a Educação Infantil. Essa pesquisa busca a resposta para a seguinte questão problema: Qual a importância da especialização em LIBRAS para a Educação Infantil? Diante desta problemática pretendeu-se com o estudo realizado, identificar as contribuições e a importância da LIBRAS na Educação Infantil. Além disso, buscou-se especificamente, reconhecer as contribuições da especialização em LIBRAS na Educação Infantil com a intenção de beneficiar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, através da utilização das LIBRAS, como um importante recurso pedagógico, levando-se em conta a diversidade presente no cotidiano escolar, caracterizada pelas singularidades que caracterizam cada criança. Além disso, essa iniciativa possibilita a articulação da formação universitária com a práxis docente, cuja finalidade está diretamente vinculada à produção de práticas conscientes e reflexivas (BORGES, 2009).

O contato entre surdo e ouvintes trará benefícios, a nosso ver, não somente para o sujeito surdo, mas também para os alunos e professores ouvintes, possibilitando assim que estes tenham acesso à cultura surda, enriquecendo a sua formação e também se tornando um sujeito que respeite as diferenças humanas.

Na educação infantil é importante que a criança surda tenha a oportunidade de interagir na Língua de Sinais com o Instrutor, pois terá o seu desenvolvimento linguístico de maneira natural. Quanto aos pais, na maioria ouvinte, é importante que os mesmos também sejam usuário da Língua de Sinais para que a criança seja independente e com essa conquista, ao chegar na fase da adolescência as noções das atividades de conviver entre Surdos e ouvintes já tenha maior esclarecimento e entendimento. (VILHALVA, 2004, p1)

Hoje uma das preocupações centrais da política educacional é a formação de professores críticos, éticos e reflexivos que tenham competência para desempenhar seu papel social e pedagógico. Em relação à educação de alunos com necessidades educacionais especiais, o compromisso social e legal é viabilizar a educação inclusiva a que mobilize o apoio das organizações relacionadas com o ensino, de forma a promover a formação de professores, tendo em vista as respostas às demandas exigidas (UNESCO, 1994).              

O estudo da especialização do educador infantil em LIBRAS se justifica pelo fato de que a pesquisa é de grande relevância para o meio acadêmico pois é fundamental no processo educacional por possibilitar a mediação entre a cultura dos surdos e a cultura do ouvinte, podendo assegurar aos educadores o instrumento fundamental para o desenvolvimento e inserção do surdo na sociedade. Assim, ela se agrega ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da área educacional que atuam conjuntamente em prol do reconhecimento e do cumprimento da legislação, no que se refere à obrigatoriedade da Língua em LIBRAS na Grade Curricular de Ensino.

A referida pesquisa também se mostra importante, uma vez que, a sociedade se encontra em um momento que muito se fala em inclusão , mas ao mesmo tempo, pouco se tem vivido na prática.

A caminho da inclusão de crianças com necessidades especiais na escola segundo Steinemann(1994):

Integração significa o (re)-estabelecer de formas comuns de vida, de aprendizagem e de trabalho entre pessoas deficientes e não deficientes. Integração significa ser participante, ser considerado, fazer parte de ser levado a sério e encorajado. A integração requer a promoção das qualidades próprias de um indivíduo sem estigmatização e sem segregação. Realizar pedagogicamente a integração significa, seja no jardim de infância, na escola ou no trabalho, que todas as crianças e adultos (deficientes ou não), brinquem, aprendam, trabalhem de acordo com seu nível próprio de desenvolvimento em cooperação com outros. Pág. 7.

Apesar de a LIBRAS ser reconhecida oficialmente no Brasil, pela Lei Federal nº. 10.436/2002, ainda é desconhecida por grande parte da população e continua sendo considerada, de modo equivocado, apenas como um conjunto de gestos naturais ou ‘mímica', utilizada pelos surdos na ausência da oralidade.

Dessa forma, a escolha deste tema para o presente projeto se deu devido à possibilidade de colaborar na construção e consolidação da educação inclusiva, a qual reclama um novo conceito de educação, a que trabalha na formação de um indivíduo social consciente de seus direitos e deveres de cidadão, pois “O papel fundamental da educação das pessoas e das sociedades amplia-se ainda no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos” (Brasil, 1999 Pág. 05)

Para responder ao problema da pesquisa e alcançar os objetivos propostos foi desenvolvido um estudo teórico e documental, cuja escolha se deu em face da necessidade de identificarmos as contribuições e a importância da LIBRAS na educação infantil.

Ludke (1986) considera que a análise documental deve buscar identificar informações factuais nos documentos, a partir de questões ou hipóteses de informações, considerando que essa análise deve utilizar qualquer material escrito que possa servir como fonte de informações: leis, regulamentos, autobiografias, jornais, revistas e estatísticas, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com