TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM ENSINO BÁSICO, EM HABILITAÇÕES DE SUPERVISÃO E INSPECÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA BÁSICA

Por:   •  28/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE LICUNGO

FACULDADE DE EDUCACAO

LICENCIATURA EM ENSINO BÁSICO, EM HABILITAÇÕES DE SUPERVISÃO E INSPECÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA BÁSICA

Airass Joaquina Cangavai

Bruno António Jorge

Celso Octávio Trocinho

Joaquim Taunde Carlos Chicaruge

José António Macuvane

Moisés Joaquim António

Samussone Mazembe Samussone

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR

Beira

2021


Airass Joaquina Cangavai

Bruno António Jorge

Celso Octávio Trocinho

Joaquim Taunde Carlos Chicaruge

José António Macuvane

Moisés Joaquim António

Samussone Mazembe Samussone

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR

Trabalho de Investigação apresentado ao curso de Ensino Básico, com requisito para a classificação parcial na disciplina de Desenvolvimento Curricular da Escola Básica.

Docente: Filipe Ângelo Chiweteca

Beira

2021

Índice

1.        Introdução        4

1.1.        Objectos Gerais:        4

1.2.        Objectivos Específicos        4

1.2.1.        Conceptualizar a flexibilização curricular;        4

2.        A flexibilização curricular        5

2.1.        Importância de flexibilização curricular        5

2.2.        Organização das flexibilizações curriculares        6

2.3.        Flexibilidade na gestão do currículo        8

2.4.        Flexibilidade na gestão autónoma do trabalho docente        8

2.5.        Flexibilidade na gestão integradora do trabalho dos alunos        9

3.        Conclusão        10

4.        Referencias Bibliográficas        11

  1. Introdução

A educação evidencia-se entre acções humanas enquanto um procedimento que exprime uma construtiva mutualidade de experiências e valores psicossociais entre gerações em sucessivas etapas e contextos ao longo da vida, para efeitos da configuração da personalidade (Pilet 2004). Neste pensamento, a educação constitui-se direito humano, apesar dos desafios estabelecidos para efectivação de um ensino com boa qualidade que possa imprimir a participação de todos circundados nela. Dai que o currículo surge, neste contexto, como uma peça central da actividade educativa, entendido como um conjunto de aprendizagens que são reconhecidas como socialmente necessárias a todos e que cabem à escola garantir.

Assim, a flexibilização curricular torna-se uma feramente importante no PEA, pós segundo Forgrad, (2004) ela rompe com o enfoque unicamente disciplinar e sequenciado a partir de uma hierarquização artificial de conteúdos. Contudo, procuramos assim verificar este estudo, que referências existem sobre a operacionalização da flexibilização no currículo escolar.

Para além disso, referimos também para a realização desta pesquisa, foi necessário a consulta de vários autores que abordam sobre o tema tratado neste trabalho. Em fim, é de referir que, a pesquisa será apresentada em 3 partes, isto é, a primeira parte será a apresentação do tema, de seguida iramos abordar sobre o tema referido e por fim, iremos apresentar as nossas prespectivas no que concerne ao tema.

  1. Objectos Gerais:

  • Analisar a flexibilização curricular
  1. Objectivos Específicos

  1. Conceptualizar a flexibilização curricular;

  • Identificar as etapas de organização das flexibilizações curriculares;
  • Descrever a importância da Flexibilização curricular.

  1. A flexibilização curricular

“O currículo é o projecto que preside as actividades educativas escolares definem suas intenções e proporcionam informações concretas sobre o que é ensinar, quando, ensinar, como ensinar e o que, quando e como avaliar” (Coll, 1997, citado por Truda 2012 p. 13).

O termo flexível pressupõem o contraste ao que é rígido, fixo, fechado. Assim, no contexto educacional, flexibilizar significa garantir o direito à diferença no currículo. Implica a busca pela coesão da base curricular comum com a realidade dos estudantes, suas características sociais, culturais e individuais incorporando assim também os diferentes modos de a prender e as múltiplas inteligências presentes em sala de aula. De modo que todos se reconheçam no currículo e se já protagonistas no próprio processo educacional (Paganeli, 2007).

Assim, conforme exposto acima, pressupõem-se que a flexibilização curricular evita a elaboração de currículos específicos para alunos especiais ou com características significativamente distintas de seus pares no que tange a aprendizagem e à participação. Para além disso de acordo com o autor acima, ao conceptualizar o conceito de currículo, acaba-se por perceber a importância que cada integrante exerce dentro do processo de educação e flexibilização curricular

Na perspectiva de (Neto 2004) A flexibilização curricular é considerada, no actual contexto como um componente principal na organização dos projectos pedagógicos da educação. (Truda, 2012) salienta que essa centralidade do aspecto da flexibilidade curricular decorre das exigências criadas face às transformações que vêm se processando, no âmbito da sociedade, nas últimas décadas e que vão influenciar no perfil dos profissionais demandados pela sociedade

  1. Importância de flexibilização curricular

Partindo da ideia de que a Flexibilização curricular trata-se das capacidades educacionais para dar suporte às obstáculo de aprendizagem. Pressupõe-se que se realize ajustamento curricular, quando necessário, para torná-la apropriada às peculiaridades dos alunos. Não é um novo currículo, mas sim um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos (Gisi 1998).

Para tal, é importante que o professor se conserve em algumas questões: participação de todos, objectivo a ser atingido, apoio e adaptação (quando necessários), considerar diferentes formas de registo e consequentemente de avaliação, potencializando as habilidades que o aluno apresenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com