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LITERATURAINFANTO JUVENIL

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.427 Palavras (18 Páginas)  •  627 Visualizações

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FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LITERATURA INFANTO-JUVENIL – 60h

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UNIDADE 1

LITERATURA INFANTO-JUVENIL:

DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. A partir do material do módulo e de outras fontes de pesquisa, faça um resumo sobre a Literatura Infantil no Brasil. Lembre-se de colocar as referências que você usou.

R: No Brasil, quando se fala em livro infantil, salta do senso comum a figura de Monteiro Lobato. Sem sombra de dúvida, ele é um marco no ramo editorial, tendo assumido os papéis de escritor, editor e distribuidor, à frente de empreendimentos de sucesso como a Companhia Editora Nacional. Lobato soube captar as tendências mundiais, implantando métodos de produção novos para o país, como a adoção da capa ilustrada e a criação de uma grande rede de distribuição e circulação, formada por intelectuais, amigos e livreiros. Um desses métodos, por sinal curioso, era o envio de circulares para várias cidades, solicitando a políticos e pessoas conhecidas endereços de pontos de venda onde pudesse escoar sua produção.

Se a personagem Narizinho tinha o nariz arrebitado, Lobato, seu criador, era dono de um bom faro editorial. Foi por suas mãos que surgiram várias coleções e séries de livros que lançaram seus autores no plano nacional. As séries infantis e didáticas tiveram um alcance estrondoso, sendo adotadas pelo sistema público e privado de ensino. Ainda hoje a obra desse escritor tem uma considerável repercussão, confirmada pela reedição de seus livros e pelos remakes de episódios para TV de O Sítio do Pica-pau Amarelo, baseados nos seus enredos. Aqui estão algumas demonstrações do potencial criador deste autor-símbolo, festejado todos os anos no Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, data de seu nascimento.

Pensar a literatura infantil além de Lobato e do Dia do Livro é um exercício de abertura para a riqueza desse universo. Antes e depois dele, outros autores e autoras se lançaram ao ofício de escrever livros infantis e buscar formas permanentes de aproximação com o público, tomando, muitas vezes, caminhos desafiadores.

                                                                                   Referências:  (Mundo da leitura)

  1. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil também objetiva o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica (ou didático-pedagógica) da Literatura Infantil? Para fundamentar ainda mais sua análise, leia o texto complementar “Trajetória da Literatura Infantil: da Origem Histórica e do Conceito Mercadológico ao Caráter Pedagógico na Atualidade”, apresentado no final da primeira unidade.

R: Para iniciar o homem no mundo literário, a literatura infantil deve ser utilizada como instrumento para sensibilizar a consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar a realidade. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre de modo global e complexo em sua ambigüidade e pluralidade.

A literatura infantil como o nome mesmo diz é destinada a infância, ou seja, destinada a crianças, esta literatura contém linguagem própria, uma linguagem mais infantil, para que as crianças possam entender o contexto da obra, suas historias são baseadas em aventuras vividas na maioria das vezes por crianças mesmo, ou no caso de fábulas, que tem geralmente como protagonistas das histórias animais que tem ações e falas humanas. A literatura infantil nos dias atuais visa o entretenimento das crianças, mais infelizmente não e o que o mercado de literatura quer, este mercado visa apenas a quantidade a ser vendida e não q qualidade dos livros infantis, hoje em dia muitos livros tem historias sem sentido e impressão de péssima qualidade, visando apenas quantidade.

  1. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Escreva um parágrafo sobre a importância deste escritor para a literatura infantil e qual a inovação que ele trouxe, citando como ele desenvolveu os principais personagens do Sítio do Pica-pau-amarelo. Para isso, assista aos vídeos disponíveis em:

https://www.youtube.com/watch?v=Z3MQGJWgaJg e https://www.youtube.com/watch?v=ozrWJz-btl0, em comemoração ao centenário do escritor.

R: O “pai da literatura brasileira infantil” conseguiu que milhares de pequenos explorassem sua imaginação e, de quebra, adquirissem conhecimento da forma mais saudável – se divertindo. Um exemplo disso é como Lobato abordou um sério assunto político-econômico, a exploração do petróleo, dentro de suas narrativas.

Por falar em narrativa, as dos livros com histórias de Lobato eram fluídas e gostosas de acompanhar, conquistando crianças pequenas, jovens adultos e até mesmo adultos como leitores, e tornando todos fãs das estórias.

A obra de Monteiro Lobato é uma das mais aclamadas, se não a mais, pelo público infanto-juvenil e pela crítica. A série de livros começou a ser produzida a partir de 1920 e tem entre seus principais personagens Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Tia Nastácia e outros.

  1. Leia o texto complementar “Trajetória da Literatura Infantil: da Origem Histórica e do Conceito Mercadológico ao Caráter Pedagógico na Atualidade”, e responda:
  1. Qual a concepção de criança evidenciada no texto?

R: É a concepção de uma faixa etária diferenciada, com interesses próprios e necessitando de uma formação específica, só acontece em meio a idade, moderna. Esta mudança se deveu a outro acontecimento da época: a emergência de uma nova noção de família, centrada não mais a amplas relações de parentescos, mas num núcleo unicelular, preocupado em manter sua privacidade e estimular o afeto entre seus membros.

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