TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escolas de Loris Malaguzzi.

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Algumas semanas venho fazendo este trabalho o meu objetivo e analisar a importância do professor dentro do conteúdo estudado neste semestre percebi que é de suma importância abordar temas para o desenvolvimento dentro de uma escola da sala de aula a gestão.

Fica a cada semestre mais visível as formas que podemos melhorar o trabalho dos futuros pedagogos este aprofundo o conhecimento dentro do método de Loris Malaguzzi nas escolas de Reggio Emilia na Itália que se destaca por ser o melhor método do mundo.

Com este trabalho podemos retirar várias ideias e aplicar em sala de aula com os alunos das turma de série iniciais

2 DESENVOLVIMENTO

As Escolas de Loris Malaguzzi.

Loris Malaguzzi nasceu na Itália na cidade de Corregio no dia 23 de fevereiro no ano 1920 cursou pedagogia na universidade de Urbino em 1940 lecionou para séries iniciais de 1941 a 1943 em Sologno que é próximo a Reggio Emila. Apos a guerra no mês de abril ele começou a participar de um grupo com mulheres trabalhadoras rurais na cidade de Villa Cella situada ao norte de Reggio Emilia , toda essa região tinha sido devastada pela guerra então começou a funcionar escolas nos bairros mais pobre de Reggio Emilia administradas por uma auto-gestão.

Em 1950 quando Loris Malaguzzi terminou o curso de psicologia ele foi contratado para ser psicólogo na Medical Aconselhamento Psicologia para trabalhar com as crianças de Reggio Emilia, ele começa a trabalhar nas escolas e no centro. A cidade de Reggio Emilia resolveu organizar sua rede de ensino abril o jardim de infância voltado para trabalhar com crianças de três 3 a seis 6 anos e assim pela primeira vez as crianças teriam direito a escola.

Em 1971 Malaguzzi elabora e organiza um folder voltado para os professores este folder convidava os professores para participarem de um seminário de três 3 dias realizado em Reggio Emilia no qual o tema principal era o novo conceito de jardim de infância e também toda a sua experiência com escolas e crianças, depois de alguns anos ele fundou o Grupo Nacionais e Infância.

Em 1991 a revista norte americana Newsweek elegeu o jardim de infância de Reggio Emilia o mais avançado está matéria serviu de inspiração para vários países como a Suécia, Dinamarca, Senegal, Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos e outros. Em1994 Loris Malagizzi morreu de repente.

Os trabalhos do professor Loris Malaguzzi foi de fundamental importância para a dolorosa reconstrução social, cultural, e política daquela região na Itália, Malaguzzi era um grande estudioso um intelectual conhecedor de várias teorias psicopedagogicas e das referências Piagt, Vygotsky, Dewey e outros, ele frequentava seminários em Genebra e também tinha contato com grandes pedagogos da época considerado inovadores como por exemplo Maria Montessori as irmã Agazzi, Bruno Ciari e outros nomes importantes para a educação. A rede Reggi Children por curiosidade foi criada no ano em que Loris Malaguzzi morreu, esta rede é formada por quarenta 40 % das escolas de Reggio Emilia composta treze 13 creches e vinte e uma 21 pré-escolas.

O diferente no jardim de infância de Reggio Emilia é a valorização das linguagem da criança, a organização do espaço, equipe colaborativa e participação dos pais o incentivo intelectual é feito através da representação simbólica das crianças são estimulados a usarem todas as suas formas de expressões que estão sendo este sistema vem sendo aprimorados a cinquenta 50 anos com manifestações como música, montagem, movimento, pintura e desenho.

Um bom exemplo de como funciona as escolas de Reggio Emilia é o centro internacional Loris Malaguzzi as turmas são divididas em seções por exemplo as seções das crianças de quatro 4 anos trabalham na construção de uma ponte são separadas em grupos grandes e pequenos as crianças fazem experiências diferentes umas das outras encontrando regras de natureza matemática pesquisa o equilíbrio todas essas experiências colaboram para enfocar um problema a dificuldade de criar uma ponte em conjunto as convergências de ideias enfrentam os mesmos problemas por mais que as experiências sejam diferentes, pois um grupo trabalha com argila e outro com materiais reciclas. Junta-se os trabalhos e se dá muito valor ao grupo pequeno assim aprofunda-se o raciocínio porque todos participam das discursões, a professora também participa desta roda de conversa e incentiva a todos participarem da conversa.

Malaguzzi queria ter uma atelierista dentro da escola exatamente para expandir as potencialidades das crianças, pois as diversas linguagens da criança é feita pela atelierista . Assim ela faz crescer mediante a possibilidade de experimentar de enfrentar e encontrar o mundo e os outros usando as cem linguagens valorizando a experiência que é feita através de exploração e de pesquisa com os olhos, com o perfume e com o paladar.

Um outro exemplo é a creche Italiana Creche Gianni Rodari tem uma arquitetura muito natural a cozinha é um lugar muito visível e transparente a ideia das crianças entrarem na cozinha torna a cozinha o centro da creche e favorece a comunicação cotidiana entre a família e a cozinheira.

O ambiente tem uma conecção muito forte com a luz e com exterior em uma mesa luminosa que foi construída pelos pais nela ressalta as ranhuras das folhas, formas, marcas, as cores das flores podendo fazer atividades de transformações, desabrochamento, decomposição e exploração de materiais naturais.

Os ambientes da escola passam a ideia de ambiente educativo algumas características que permite acolher o ambiente devem captar diferentes perspectiva e pontos de vista, são ambientes que tem laboratórios sensoriais dentro dos quais as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com