TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LORIS MALAGUZZI O GRANDE

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Irei contar a historia de uma grande homem que contribui para uma nova de era de educação infantil que nos dias de hoje como educador nos desejamos essa realidade em nosso País, pois no primeiro mundo alguns Países já desenvolvem o trabalho de Loris Malaguzzi , com o término da Segunda Guerra, as mulheres de Villa Cella, cidade no nordeste da Itália, próxima a Reggio Emilia, decidiram erguer e administrar uma escola para os filhos, pois todas as da região haviam sido devastadas. Essa escola ficou universalmente conhecida pela abordagem pedagógica para a educação infantil. O pedagogo e educador de Régio-Itália, Loris Malaguzzi , foi o criador da idéia de Reggio Emília, sendo até hoje seu incentivador primordial. Foi este educador quem constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. Estes projetos, no entanto, não são antecipadamente planejados pelos professores, mas, surgem através das idéias dos próprios alunos, e são desenvolvidos por meio de diferentes linguagens. O ensinamento que sustenta todo esse princípio, é a Pedagogia da Escuta, que foi sistematizada pelo educador italiano. Esta abordagem de Reggio Emilia se vincula a tudo o que a linguagem visual pode apresentar.

A capacidade criadora e a característica dos trabalhos desenvolvidos fizeram com que esta atitude típica de educar fosse avaliada, há dez anos, como a melhor do mundo pela revista norte-americana Newsweek. Este exemplo, serviu de fonte de apoio e inspiração para a Educação Infantil de países de contextos bem diferentes como Suécia e Senegal, Dinamarca e Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos.

Assim em meu trabalho irei desenvolver um pouco dessa historia.

DESENVOLVIMENTO

Lóris Malaguzzi nasceu m corregio em 23 de fevereiro de 1920, ele se formou em pedagogia na Universidade de Urbino. Segundo Malaguzzi o trabalho em projeto tem como objetivo ajudar crianças a extrair um sentido mais profundo e completo de eventos e fenômenos de seu próprio ambiente e de experiência que mereçam sua atenção. Malaguzzi acredita firmimente que o que as crianças apredem , não segue altomaticamente de uma reação linear de causa e efeito os processos de aprendizagem e os resultados, mas e em grande para o trabalho das crianças de si mesmo suas atividades e a utilização dos recursos fornecidos. O ser humano nasce com potencial para aprender, porem essa capacidade só se desenvolvera em sua integração com o mundo na experimentação com o objeto de conhecimento, na reflexão sobre a ação. É preciso promover reflexões e diálogo para que o saber se construa.

Devemos abrir espaço para o trabalho coletivo, para os projetos, para as ações significante dos alunos.

Em Reggio Emilia, segundo Malaguzzi o trabalho em projeto tem como objetivo ajudar crianças a extrair um sentido mais profundo e completo de eventos e fenômenos de seu próprio ambiente e de experiência que mereçam sua atenção , as crianças são encorajadas a tomar suas próprias decisões e a fazer sua próprias escolhas, geralmente em integração com seus colegas sobre o trabalho a ser realizado. O educador que trabalha com projetos e de forma interdisciplinar e aquele que sabe montar uma rede, na qual as diferentes disciplinas se dialogam. Quanto mas se acelera a produção do saber humano, mais ele necessita de uma visão de um todo. De acordo com Martins Piscosque e Guerra a personalidade criadora e capaz de inventar, escolher e manter um projeto criador, abrindo dentro de si uma área de desenvolvimento em que a liberdade pode se expandir.

As crianças sempre desempenham um papel activo na construção e aquisição de conhecimento e entendimento. A aprendizagem e então definitivamente alto processo construtivamente. A escola e comparada a um local de construção, um laboratório permanente, onde os processos de investigação de crianças e adultos estão entrelaçados tão forte, viva evolução diariamente.

A maioria das crianças de 3 a 4 anos ainda não e capaz de representar muito bem seus pensamentos e observações por escrito, ai que utilizam as linguagens gráficas para registrar suas idéias, observações, recordações, sentimentos e assim por diante.

As crianças pequenas dependem dos adultos em muitos aspectos de suas vidas e de suas experiências de suas aprendizagem, entretanto, o trabalho em projetos e a parti do currículo na qual seus próprios interesses, idéias, preferências e escolhas podem ter rédeas relativamente soltas. E fundamental que o educador esteja envolvido com a proposta artística do projeto e tenha um compromisso com o que faz para transmitir dinamismo e entusiasmo aos alunos. A participação da família na vida escolar diminuiu cada vez mais. Mesmo assim, País cobram dos educadores e da escola resultados que só podem ser conseguidos quando País, Mestres e alunos atuam em conjunto.

Em janeiro de 1994, um fato não esperado acontece em Reggio Emilia, Malaguzzi morre de repente. Naquele mesmo ano antes de sua morte ele fundou "Reggio crianças Centro Internacional para a defesa e o desenvolvimento dos direitos e do potencial da criança.

Em 9 de fevereiro de 2001 o Presidente da República Carlo Azeglio Ciampi concedeu-lhe a medalha de ouro para a memória «sobre a escola, cultura e arte».

Finalmente, você pode resumir o pensamento de Loris Malaguzzi recordando que favoreceu: A atenção primária à criança e não para o assunto a ser ensinado, transversalidade cultural e não sabia tão dividida, sectoriais, o projeto, não a programação, o processo, não o produto final apenas, a observação e documentação do indivíduo e processos de grupo, a comparação e discussão como algumas estratégias vencedoras, formação e auto-formação de educadores.

A metodologia da Escola Reggio Emilia evidencia que a diferença da subjetividade reforça o valor de cada indivíduo e por isso zela por um modelo educativo que dê conta de todas as particularidades dos estudantes e das suas famílias. Em diálogo com a proposta, as escolas da rede são construídas de modo a favorecer o diálogo e o conhecimento compartilhado das crianças. Para tanto, os ambientes – que permitem que a escola acesse o exterior e vice e versa – estimulam a construção de diversas perspectivas e pontos de vista, consentindo às crianças uma pluralidade de experiências sensoriais. A estética e arquitetura das escolas são pensadas como elementos de qualidade do conhecimento, a partir de uma estrutura que permite a conexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com