TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Produção de Texto

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

1ª ATIVIDADE ONLINE

PARTE 1

  1. Qual é a diferença entre a comunicação verbal e a comunicação não-verbal? Responda com as suas próprias palavras e dê, no mínimo, três exemplos de cada uma.

Comunicação verbal pode ser transmitida de forma escrita ou oral, ela é utilizada mais em momentos formais, tais como jornais, entrevistas, rádio, televisão, livros, trabalho, etc.

 Comunicação não verbal, se apresenta através de emoções e sentimentos, como: falar de forma espontânea, postura, gestos, expressão facial e corporal, imagens...

  1. Língua e escrita são dois meios de comunicação distintos. A língua falada é mais espontânea, possibilitando variações a partir da tonalidade da voz, gestos, postura corporal e fisionomias. A língua escrita, por sua vez, exige mais cuidados. Esta deve ser tratada como um sistema de comunicação mais rígido, já que não conta com todas as variações da língua falada. Em um país com proporções continentais como o Brasil, alguns fatores culminam em diferentes usos da língua portuguesa. Ela é a mesma de norte a sul, de leste a oeste. Todavia, há variações em virtude de fatores regionais, fatores culturais, fatores contextuais, fatores profissionais e fatores naturais. Diante do exposto, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

FATORES

DEFINIÇÕES

(a) Regionais

(d) Profissionais formados no ensino superior precisam dominar determinados tipos de técnicas. Sejam palavras ou expressões, cada área possui uma série de peculiaridades que fazem parte do cotidiano no exercício das profissões.

(b) Culturais

(e ) A maneira que uma criança fala é diferente da maneira que um adulto se expressa. Isto acontece porque fatores naturais, como idade e sexo, repercutem em diferentes modos de abordar o mesmo tema.

(c) Contextuais

(a) O português falado no Nordeste é diferente do falado no Sul. Mesmo dentro do mesmo estado notamos diferenças. Por exemplo: no Sul de Minas o português é diferente do Vale do Jequitinhonha que, por sua vez, é diferente do Triângulo Mineiro. E assim por diante.

(d) Profissionais

(b) A utilização da língua apresenta variações a partir da escolaridade das pessoas. Pessoas com uma escolarização mais alta tendem a possuir um vocabulário mais amplo e qualificado em relação às pessoas com escolaridade mais limitada.

(e) Naturais

(c) A variação do público-alvo ou receptor tende a mudar a forma que nos expressamos. A forma em que se aborda determinado tema em uma roda de conversa entre amigos não é a mesma forma que se aborda o mesmo tema em uma conferência ou palestra, por exemplo.

1.3. Explique, com as suas palavras, o que é neologismo.

 É uma criação de expressão ou palavra, seja ela nova ou já existente, o que muda é sentido.

1.4. Preencha os espaços a seguir da seguinte maneira: (a) para respostas que se referem à linguagem formal e (b) para as respostas que se referem à linguagem informal.

(a) utilização rigorosa das regras gramaticais

(b) usa palavras abreviadas ou contraídas: cê, ta, etc.

(a) usa pronúncia clara e correta das palavras

(b) utilizada com vocabulários simples

(a) usada em discursos políticos e palestras

(b) usa expressões populares e coloquialismos

(a) usada em exames e concursos públicos

(b) usadas em conversas nas redes sociais

(a) usada em reuniões de trabalho

(b) utilização de gírias, palavrões, etc.

(a) usada em entrevistas de emprego

(b) despreocupação com as regras gramaticais

PARTE 2

2.1 apresente com suas próprias palavras as definições e as diferenças entre textos dissertativos, narrativos e descritivos.

Texto Dissertativo

O texto dissertativo busca defender uma ideia, baseando na argumentação e no desenvolvimento de um tema.

Sua estrutura é dividida em:

  1. Tese (introdução);
  2. Antítese (desenvolvimento);  
  3. Nova tese (conclusão).

Texto Narrativo

O texto narrativo, tem por parte criar as ações das personagens, marcadas pelo tempo e pelo espaço. A narração possui um narrador, as personagens, o tempo e o espaço.

 Sua estrutura básica é:

  1. Apresentação;
  2. Desenvolvimento;
  3. Desfecho.

Texto Descritivo

O texto descritivo apresenta observações, de modo a indicar aspectos, características, detalhes singulares e pormenores, seja de um objeto, lugar, pessoa ou fato. Os recursos linguísticos na estruturação dos textos descritivos são: a utilização de adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com