TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Produção de Textos

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.476 Palavras (10 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 10


[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP
POLO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
PEDAGOGIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

TAÍSA JANSO DA SILVA - RA: 437961

ERICA DE OLIVEIRA DOS SANTOS - RA: 421531

EDILAINE CRISTINA LINO DE SOUZA GARCIA - RA: 433917

LEILA OLIVEIRA DA SILVA PINHEIRO - RA: 440568

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: DIFERENCIANDO GÊNEROS

MARCELA SANTOS MIRANDA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, 18 DE JUNHO DE 2013

A leitura é uma técnica ou método que os leitores usam para adquirir informação, para facilitar o processo de compreensão. Ler é muito importante, por isso, devemos cultivar o hábito, pois é uma necessidade mais que necessária em nossas vidas.

A leitura nas escolas que busca a formação de leitores é entendida como um processo de decifração que passa pela concepção, por estratégias além da leitura e produção dos sentidos. Para entender o texto que está lendo o leitor tem que elaborar uma interpretação, não é fácil ler um texto sem conseguir interpretar, a leitura na sua concepção tem como finalidade aproximar as pessoas dos livros, oferecendo recursos para que possam interpretar e compreender o texto lido, e ampliar sua capacidade para poder manifestar opiniões.

Para uma boa leitura, recorremos a uma boa estratégia na construção dos sentidos, e ela começa com antecipação em nossos conhecimentos. Inicialmente, levantamos uma hipótese ao ler o titulo do texto, durante o processo da leitura, o leitor desempenha a produção dos sentidos, sendo que a capacidade central do ser humano de dar direção as coisas do mundo permite a pessoa fazer sentido no que leu, pois o sentido não fica apenas no texto, depende sempre do interpretador, ao saber ler.

 A biblioteca nas escolas é fundamental no processo educacional, para facilitar a busca de informações. Há tempos que é discutida a questão de como incentivar o gosto da leitura nos alunos, mas com o desenvolvimento da idéia é preciso, primeiramente fazer com que os alunos sintam interesse pela leitura. A intenção é colocar no ensino uma aula que seja para a leitura. A biblioteca de classe se diferencia dos modos como era ensinado antigamente, onde a leitura tinha entendimento de praticas e maneiras muito diferentes de fazer em relação à hoje.

Antes se baseava muito na memorização de textos, leituras para serem tomadas, fazendo com que o aluno temesse a pratica e não sentisse prazer ao ler, por isso a idéia da construção da BC, mostra uma visão de como a educação pode ser renovada. Chamamos de BC os acervos de livros organizados pelas diferentes turmas de alunos e seus professores para construírem um material de leitura compartilhado no âmbito de cada turma. A proposta de inserção da BC nas escolas traz consigo as inúmeras possibilidades de descobertas do aluno sejam elas lingüística, informação, instruções, etc., oferecem imagens ampliadas da leitura ajudando a construir um discurso menos teatral para essa pratica. Ela facilita um trabalho em classe, que fica mais sintonizado com uma idéia de formação - educação menos centralizada, um ensino que procura desenvolver o aluno.

Os gêneros textuais são estruturas que compõe o texto. Sejam orais ou escritos, eles são socialmente reconhecidos, pois possuem características comuns procurando atingir intenções comunicativas, que ocorrem em situações específicas. Referem-se às diferentes formas de expressão e, podemos observar que cada gênero ao estruturar um texto possui uma composição, conteúdo e estilo.

Gêneros Textuais ou Discursivos Presentes na Revista Época

Na coluna de Walcir Carrasco, podemos observar o gênero textual de poesia que foi utilizado pelo ator Cláudio Mendes para expressar seus sentimentos ao termino das gravações da novela. É interessante como ele ressalta o que sentia no inicio e sua tristeza com o fim do trabalho através das rimas, versos e estrofes.

Despedida de Gabriela

Quando eu vim para este grupo
Eu não atinava em nada
Hoje, ao fim de Gabriela
A saudade é… dos
 (as) Camaradas!

Eu lhes digo enfim:
Fui feliz assim!
Ai, que pena o fim…
Lembrem-se de mim!
Gabriela
Sempre Gabriela. (...)

Observamos também, em outro texto, um gênero textual bem comum. Na realidade, a todo instante nos deparamos com pessoas concedendo entrevistas a uma emissora de TV, a um programa de rádio, ou também travamos contato com a leitura de entrevistas publicadas pelos jornais de grande circulação e por uma diversidade de revistas.

        Em entrevista exclusiva a ÉPOCA, Andrew House fala das tendências de mercado e o que podemos esperar do futuro dos games. Das perguntas feitas pela revista citamos esta que nos chamou a atenção por ressaltar que o videogame pode permitir experiências sociais inéditas.

 ÉPOCA – Os videogames são o futuro da conversão digital? É possível imaginar o Playstation como o único equipamento eletrônico na sala de estar?
HOUSE – Uma plataforma como o PS3 e, especialmente, o novo PS4, oferece a oportunidade de fazer da sala um centro de entretenimento. O que nós vemos com o Playstation 3, por exemplo, é que a pessoa compra o console para jogar videogames no seu ambiente particular, como o quarto, mas depois descobre que pode usufruir alguns serviços da internet. Isso leva o sistema do quarto para a sala de estar e torna o aparelho um sistema multiuso para a família. Isso abre muitas possibilidades de negócios e permite às pessoas experiências sociais inéditas em famílias.

Em outra coluna de Walcir Carrasco encontramos a receita, que é um gênero textual que apresenta duas partes bem definida – ingredientes e modo de fazer. A primeira parte relaciona os ingredientes, e estipula a quantidade necessária, indicando gramas, xícaras, etc. Uma receita pode apresentar outras informações, como o tempo médio de preparo, dicas de decoração. Nesse gênero a linguagem é direta, clara e objetiva, pois sua finalidade é levar o leitor ou cozinheiro a obter sucesso no preparo culinário. Como podemos observar em uma parte da receita descrita pelo colunista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com