TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produçao de textos

Por:   •  16/3/2016  •  Artigo  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera[pic 1]

Pólo vitória    

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Atividades Práticas supervisionadas

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Fabíola Monteiro Neves - (nevesfabiola@hotmail.com)

RA - 414189

Geovana Aníbal Fernandes Suella - (geovanaanibal17@hotmail.com)

RA - 414188

Jussara Bernardino Batista Borges - (sara130510@gmail.com)

RA - 406946

Shirley Oliveira Lira Da Silva - (grslira@hotmail.com)

RA - 408768

Márcia Angi

Vitoria – ES

2013                   

Reflexões e questionamentos – Biblioteca de Classes

(ArtigoSILVA, L. L. M. da. Leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe. 2009.)

A leitura quando apreciada, esclarece e também enfatiza a importância dos aspectos interessantes, de como desenvolver uma relação compartilhada entre, o leitor e o livro. Portanto a leitura na escola é fundamental para a compreensão da importância do ato de ler. É essencial que saibamos valorizar a cultura popular em que nossos alunos estão inseridos.

A leitura é uma atividade universalmente reconhecida e compartilhada a ponto de a considerarmos um bem já natural e um valor absoluto, e não pode ser tomada como uma prática sempre igual para todos. Podemos pensar que se houver maior clareza quanto ao que fazer, e como fazer, maiores serão nossas chances de acertar.

Quanto maiores forem, os nossos recursos materiais e pessoais para organizar o trabalho com textos escritos, maior a chance de tornar mais adequada e consistente a nossa prática. A aula de biblioteca de classe é destinada ao ensino, esta não prioriza o desenvolvimento de competências e da fluência da leitura.

A leitura é uma atividade universalmente reconhecida, compartilhada a ponto de a considerarmos um bem natural e um valor absoluto, não pode ser tomada como uma prática sempre igual para todos.

Neste contexto encontra-se recursos em materiais didáticos, programas de disciplina, regimentos escolares, literatura e até depoimentos de professores, termos quando recolhidos, são organizados, lidos e interpretados permitindo uma visão das formas antigas de se ensinar a ler na escola brasileira.

Batista e Galvão destacou em um artigo entre o século XIX e o século XX, que há dois modelos de leitura:

Um é o modelo que se  apoiava a “ enciclopédia em que os textos para o aprendizado da leituras buscavam instruir os alunos nos mais diversos campos do currículo escolar, como as ciências, a historia, a geografia.

Outro modelo identificava o livro de leitura aos ensinamentos morais e cívicos. Neste o ensino pode ser descrito como uma realidade fortemente apoiada no professor, no livro texto, na memorização, num excessivo verbalismo e a prática mais usual e legitima no que diz respeito ao ensino da leitura era a leitura em voz alta, para ser “tomada”. Uma prática temida, que se fazia acompanhar pelas proibições, censuras e punições a textos e condutas consideradas transgressores.

No século XX, iniciaram-se reformas educacionais inspiradas no Movimento da Escola Nova e seus ideais de uma educação apoiada em métodos mais ativos, com maior participação do aluno, menos autoritária e uniformizadora. Portanto menos livresco no sentido de considerar o livro como centro exclusivo do ensino. Mas uma educação moderna articulada ao livro como instrumento de consulta, pesquisa e também recreação. A biblioteca escolar é compreendida como sendo da mais alta relevância no organismo escolar.

A biblioteca de classe é um modelo que vem se contrapuser à uma prática muito comum na escola, de seleção e indicação para todas as séries de um livro pelo professor, selecionado do conjunto restrito de obras já canonizadas ou admitidas pela instituição escolar; um modelo que instaura novas formas de acompanhamento e avaliação em leitura.

A escola volta-se aos gêneros não escolares, aqueles que circulam socialmente como, por exemplo: Jornais, revista, os quadrinhos etc... .

A orientação que entra em circulação no meio educacional é a de valorizar os usos, funções e significados sociais da leitura e da escrita, em detrimento de sua utilização didática, com objetivos instrucionais, morais ou puramente escolares.

Assim podemos afirmar que a biblioteca de classe, como ideia se aproxima de certo modo reescrevendo em outro tempo.A proposta dos governos estaduais, é de implantação nas redes escolares, da sala ambiente como espaço reservado de trabalho para cada uma das disciplinas do currículo escolar, pode ajudar a dar uma forma ainda melhor a biblioteca de classe.

Esse espaço pensado como ambiente de conhecimento capaz de convocar e estimular os alunos a uma aprendizagem mais ativa e mais coletiva, orientado por uma proposta pedagógica  de caráter interativo, que inclui trocas, inclusive afetiva, é intencionalmente organizado e planejado para reunir  e disponibilizar os materiais com que se quer fazer o ensino de cada um dos componentes curriculares.

A biblioteca é um lugar que tem enorme  potencial para superar o reconhecido divórcio entre a biblioteca  escolar e o ensino que se pratica no âmbito  disciplinar e no espaço da aula.

Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista Isto É

Propaganda

Nas paginas 40 e 41 da revista Isto É da edição nº 2198, tem como objetivo de chamar a atenção do leitor quanto as ofertas dos produtos oferecidos pela empresa ofertante, Na frase “Preços imbatíveis para você comprar tudo o que sobrou do natal, e o que ainda falta na sua casa” de estrutura convincente com ilustrações de imagens criativas.

Anuncio

Na pagina 107 da revista Isto É da edição nº2268 08/05/2013,O Restaurante O Forno do Padeiro que é de uma culinária perfeita,tem como objetivo no enunciado de mostrar a qualidade do seu produto e da sua arquitetura que é envolvente, oferece um cardápio tradicional da culinária portuguesa como: bacalhau ao forno,paleta de cordeiro,leitão a bairrada ,arroz de pato e muito mais. Na frase ”Desfrute de nossos saborosos pratos e diversificados rótulos de vinho em agradáveis ambientes diferenciados”. Vem de  forma convidativa  atrair os seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (258.6 Kb)   docx (105.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com