TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produção de texto

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.502 Palavras (23 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 2]


       Americana, 19 de Junho de 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Nitchely Mendes Andrietta                        RA 432658

Priscila Neves                                              RA 408857

  Giovanna Yuri Hirooka                                      RA 421045

Bianca. V.C.Ferraz                                    RA 405727

            Leitura e Produção de Textos

[pic 3]

Sumário

Introdução3

Concepções de leitura, estratégias de leitura e produção de texto4

Gênero textual5

Elementos coesivos7

Tipos de textos11

Texto dissertativo–argumentativo--O Trabalho Infantil15

Novo acordo ortográfico da língua portuguesa18

Conclusão21

Bibliografia22

INTRODUÇÃO

Esta Atividade Pratica Supervisionada foi realizada com base no desafio proposto pela coordenação pedagógica, sobre a disciplina de Leitura e Produção de Texto, focando o bom desenvolvimento acadêmico através da pratica da leitura e escrita. Para isto, foram realizadas diversas pesquisas: concepção e estratégia de leitura, leitura e produção de sentidos, gêneros textuais, tipos de textos, coerência textual e elementos coesivos, além de uma consulta a nova norma ortográfica. Todos estes conhecimentos proporcionaram a produção um texto dissertativo-argumentativo escolhido pelo próprio grupo.

CONCEPÇÕES DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.

Existem diferentes concepções de leitura. Estas se baseiam na visão do sujeito (foco no autor), de língua (foco no texto), de texto e de sentido (foco na interação autor-texto-leitor).

No foco no autor, o autor é o sujeito que constrói uma representação mental e o interlocutor deve tão somente captar suas ideias tal como ela as quis transmitir. Já o foco no texto, o texto é visto como um simples produto de decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor. No foco na interação autor-texto-leitor, a leitura é uma atividade interativa, dialógica, onde a produção de sentidos linguísticos presentes no texto, das experiências e do conhecimento do interlocutor.

Considerando o leitor como construtor de sentido, utilizam-se de seguintes estratégias de leitura: seleção, antecipação e hipótese, inferência e verificação. A seleção é feita de acordo como interesse do leitor. A antecipação e hipótese são suposições feitas pelo leitor a partir de algumas informações sobre o texto (autor, meio de veiculação do texto, gênero textual e principalmente o título), com base no seu próprio conhecimento. Tais hipóteses podem ser confirmadas, rejeitadas ou reformuladas, à medida que o texto vai sendo lido. Interferências são deduções feitas durante a leitura. E a verificação é a constatação ou não das hipóteses levantadas. O leitor ativo age estrategicamente, processando, criticando e avaliando as informações que lhes são apresentadas para produzir sentido no que se lê.

A leitura e a produção de sentidos são atividades orientadas pelo conhecimento sócio cognitivo (conhecimento da língua e do mundo). Há pluralidade de leitura e sentidos, visto que os interlocutores possuem conhecimentos diferentes, existindo dessa forma, necessariamente produção de leituras diferentes. Outro fator a ser considerado na produção de sentidos é a intenção do autor e não somente do leitor, visto que o sentido está na interação autor-texto-leitor. O leitor deve, portanto, atento as sinalizações do texto, para não chegar a um sentido contrário, ou totalmente diferente do pretendido pelo autor.

Ao interagir mais com as análises necessárias para elaborarmos um texto, ficou entendido que sempre estamos dando um recado, para alguém, ou seja, temos que ter muito cuidado ao relatar qualquer fato, pois o sentido de quem vai ler pode-se apresentar diversas formas. Importante salientar que quando estamos lendo para alguma criança, temos que fazer o leito se sentir o personagem da história, pois através desta percepção teremos a absoluta certeza, que este aluno irá sempre a biblioteca da escola procurar algum livro. Deste modo estaremos colaborando para que esta criança desenvolva o habito de ler. Temos que ter muito cuidado e cria estratégias atratativas e principalmente seguir passo a passo os critérios avaliativos do texto a ser realizado.

Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música) os pequenos começam a se interessar pelo mundo.

GÊNERO TEXTUAL

Revista Veja

Entrevistado pelo ator Lázaro Ramos no evento da Nike em que apresentou sua nova chuteira, o atacante Neymar disse nesta terça-feira, no Rio, que ainda se sente muito emocionado com a transferência do Santos para o Barcelona. "Foi difícil demais. Tomei a decisão com minha família, estou realizando um sonho, muito feliz com o novo desafio e por um lado também triste por deixar o Santos, onde vivi nove anos. A sensação que tenho é de frio na barriga. Ainda sinto isso, pois estou realizando o sonho de ir jogar com vários craques. Mas, antes de chegar lá, tenho de me focar na Copa das Confederações", afirmou o jogador, que desconversou sobre o número de camisa que vai usar - na Espanha, a discussão está entre a 7 e a 11, ocupadas por David Villa e Thiago Alcântara, respectivamente. "Elas têm dono, qualquer uma para mim está bom."

Muitas serão as intenções de um texto, variados serão os interlocutores (as pessoas para quem é destinado um determinado tipo de texto), e ele poderá ter sido produzido em diversas situações. 

Vamos analisar, portanto, as finalidades: uma reportagem é produzida no sentido de nos deixar informados sobre os acontecimentos da sociedade, do dia a dia; um manual de instruções, uma bula de remédio e uma receita culinária servem para nos orientar acerca de algo; um panfleto e um anúncio publicitário têm o propósito de nos chamar atenção para um determinado assunto, como é o caso das propagandas, dos outdoors, dentre outros exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (320.3 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com