TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produção de texto

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

“Diversidade Cultural e o Multiculturalismo”

Disciplina: Estrutura e Organização da Educação Brasileira Educação e Diversidade

Curso: Pedagogia - Licenciatura

TAQUARA – RS

Setembro - 2015

INTRODUÇÃO:

Com esse trabalho iremos conhecer as políticas educacionais, diversos tipos de culturas e o multiculturalismo, refletir sobre a diversidade cultural nas escolas e sociedade, facilitando assim a maior integração dos alunos e pessoas de seu convívio social, assim como a integração de alunos e famílias com diferentes culturas, raças, sexualidade, necessidades especiais, classes sociais e religião.

Projetos pedagógicos incluídos no multiculturalismo fazem com que seja desenvolvido atitudes de respeito, igualdade e humanidade perante uns aos outros.

Políticas educacionais e o multiculturalismo

DOCUMENTOS

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96):

Entendemos que diante da lei de diretrizes e bases da educação, a educação e o conhecimento estão presente em todos os momentos de nossa vida, tanto nos ambientes familiares como em ambientes profissionais, pois vivemos em um mundo onde devemos ser éticos e tratar todos com dignidade e igualdade. Em nosso país todos têm direitos, independente de religião, etnia, condições financeiras ou portador de deficiência. Nós que temos direito a educação Brasileira, além de termos acesso à formação ética e sociocultural temos direito também aos conhecimentos científicos.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):

Tem como proposta uma ligação de vida social e disciplinar para que o aluno possa perceber a relação entre as mesmas, não trabalhando assim apenas um determinado conteúdo, mas também abrangendo temas transversais, como valores, economia, religião e política. Para que tudo isso possa dar certo, temos de utilizar em nosso dia-dia. Com isso temos em vista a formação de cidadãos que contribuam para uma sociedade mais justa e honesta. Implementando os temas transversais nos parâmetros curriculares conseguimos que o aluno tome uma posição diante dos problemas e situações que aparecem em sua vida. Fazendo o aluno agir e superar situações com responsabilidades.  

        

        

Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana:

Observamos através dessa lei que no currículo escolar, o estudo da história da cultura Afro-Brasileira, Africana, Indígena, Europeias e asiáticas, tem como objetivo o reconhecimento e a valorização das culturas e identidades.

O educador deve acrescentar essas diferentes culturas nos planos curriculares em Educação Artística, Literatura e na História do Brasil, pois incluindo esses conteúdos os sujeitos que estão aprendendo terão uma visão de mundo melhor, sabendo e respeitando as culturas diferentes que existem e também descobrindo suas raízes. Os alunos afrodescendentes e indígenas tem o direito como todos de frequentar um ensino de qualidade e os educadores devem estar comprometidos para que não exista nenhum tipo de preconceito. Todo o tipo de discriminação pode ser considerado racismo sendo ele um crime imprescritível e inafiançável.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1:

No referencial curricular diz, que toda criança tem seus direitos independente de suas diferenças socioculturais, religiosas ou econômicas, todas tem o direito de brincar, o direito expressão, de uma educação digna, de se relacionar para aprender a conviver em uma sociedade multicultural, respeitando as diferenças e valores dos próximos e os tratando com plena igualdade, para que possam crescer como cidadãos. Toda a criança também tem direitos aos cuidados infantis necessários, como cuidados higiênicos, emocionais e alimentícios tanto na escola quanto em casa.

        Pesquisa – Dia dos Pais/Mães - Saber Conviver.

Título: Comemoração do dia dos pais da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ângelo Pandolfo- Parobé/Rs

Realizada a pesquisa e escolhida a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ângelo Pandolfo, com o objetivo de observar e relatar o evento Dia dos pais, e como esta data relacionada com o evento pode influenciar os alunos a valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

Descrição das atividades:

Diante da escolha da referente escola, a homenagem realizada para comemorar o dia dos pais, foi escolhido o evento realizado na Escola Municipal João Ângelo Pandolfo.

Pudemos observar que a escola, utilizando de bastante criatividade, realizou um trabalho bem diversificado no evento do dia dos pais. O Facebook da escola, disponibilizou imagens, como fotos das atividades realizadas, que mostram o pátio da escola cheio e a presença de diversos familiares dos alunos, percebe-se que realmente houve organização, participação ativa dos familiares, assim como um relacionamento constante entre os professores e alunos, no planejamento, organização e realização da programação.

A instituição utilizou o pátio da escola para realizar uma gincana em comemoração ao dia dos pais, as brincadeiras foram todas organizadas pelos professores juntamente com a coordenação, dentre as brincadeiras houve basquetebol, carrinho de mão, dança da cadeira, corrida de saco e estouro de bexigas, as referidas atividades envolveram todos os presentes, ou seja pais, mães e avós.

Além das atividades relacionadas às brincadeiras, a escola promoveu ainda sorteio de brindes e apresentações de músicas, teatros e poesia em homenagem aos pais, sempre com a participação dos alunos. Percebeu-se que as comemorações foram motivo de muita diversão e risadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com