TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produção de texto

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIDERP ANHANGUERA

PÓLO ARAÇOIABA DA SERRA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATPS

Leitura e Produção de Textos

Elaine Tadeu Xavier Moreno Castro - RA 396192

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”, sob orientação da professora-tutora Antonia de Fátima Camargo

Araçoiaba da Serra/2015


Sumário

Introdução        3

Importância da Leitura        3

Gêneros Textuais presente na Revista Veja Ed.214        4

Texto dissertativo-argumentativo        6

Considerações Finais        8

Referências Bibliográficas        9

Introdução

Pretende-se com este trabalho acadêmico analisar e entender os diversos gêneros textuais existentes no cotidiano e suas formas de serem trabalhados com os alunos através da busca incessante do conhecimento por parte do professor.

A todo minuto a humanidade permanece em meio a conhecimentos que se aproximam de todos por múltiplos tipos de frases, sejam elas na forma oral ou não. Se é norteado desde os primeiros anos escolares, sobre a seriedade da leitura e da alfabetização, inicia-se juntando letras, aonde cada vocábulo constituído é causa de exultação e de renovação na palavra. Conforme se passam os anos, distinguindo os princípios gramaticais, para que se possa formar as expressões e ter uma ampla ciência para que haja auxilio  para ler, escrever e interpretar. Independente da fase cada vez mais será evidente que uma boa leitura fará que se tenha de contínuo uma probabilidade melhor ao ler e escrever.

Deve-se compreender que leitura e interpretação são duas coisas distintas, por isso há obrigação de amoldar-se uma escrita, suas distintas formas para que se possa abarcar qual mensagem a ser transmitido, saber adaptar-se a cada gênero textual contemporâneo. Depara-se com múltiplos tipos de gêneros textuais no transcorrer rotineiro: Panfletos, outdoors, mensagens em sms, cartas,      receitas, anúncios, etc. É uma diferença interminável.

Importância da Leitura

            Qualquer pratica de leitura ajustada aprovisiona ao leitor o completo acréscimo das capacidades discursivo-pragmáticas da língua.

            Conforme Martins 1986 existe uma analogia dentre o ação de ler e escrever, de maneira que o leitor é aceito como decodificador da letra, contudo a leitura só ocorre efetivamente assim que se começa a constituir analogias entre os conhecimentos e a arriscar resolver as dificuldades que se apresentam desta forma procede-se a leitura, que habilita o sujeito a ler de tudo .

            A leitura acontece também de formas não verbal, havendo uma relação entre a linguagem de imagens e escrita.

            Atualmente o individuo precisa ser capaz de compreender o sentido dos distintos tipos de linguagem disponíveis, como leitura emocional que é pertinente a necessidade particular o prazer, a leitura sensorial alusivo à percepção humana, e a leitura racional que tem a competência de causar e desejar a linguagem. Segundo S. Maria a leitura é um ato diligente e a coincidência desse três estados faz com que o leitor possa pensar e situar um dialogo com vários textos.

           A leitura admite ter um conhecimento linguístico, onde se pode abranger e infligir significados ao texto, informação textual onde se é capaz de articular se algum texto é ou não coeso e informação precedente que temos sobre o mundo geral. Ela é uma atividade interativa aonde o educador pode ampliar a educação de leitura ancorada aos três níveis de informação citado acima para abeirar-se a concepção do que se lê e agregar diferentes textos, conhecimentos e ideias, abarcar e promulgar conceitos sobre o argumento.

         O método de aprendizagem é pra todos os seres humanos que aprendem a todo tempo.

Gêneros Textuais ou Discursivos Presentes na Revista Veja Ed.2147

de 13 de Janeiro de 2010

[pic 2]

                 Pode-se dizer que gênero textual são estruturas que compõe os textos, sejam, eles orais ou escritos. Estas composições são espontaneamente distinguidas, pois estão presentes no cotidiano, nas mais distintas maneiras e hoje é incontável a diferença que existe, pois cada diaestão sendo inventados mais e mais devido à tecnologia: MSN, chat e- mail, inbox, piadas, receitas, bula, jornal enfim, é infinito.

                 Dentro de uma mesma revista, pode-se deparar com diversos tipos de Gêneros textuais. Ela é analisada como apoio textual, ou seja, múltiplos tipos de texto incluso em um mesmo veículo de diálogo, aonde são deparados múltiplos gêneros, cada destinado a um tipo de leitor ou para uma veiculação de interesse favorável como, por exemplo, os anúncios.

                  Na revista Veja Ed.2147, podem-se identificar diversos gêneros textuais como:                                

                  Notícia: Um gênero textual de cunho jornalístico, ao referir-se a este, deve-se associá-lo às inúmeras circunstâncias sociocomunicativas que cercam nosso dia-a-dia.                                                                                                                                                                                                Anúncio: Um gênero textual que tem como alvo comercializar ou divulgar algo que possa interessar o leitor.

                Reportagem: Linguagem formal, prática, em regra tem dados de horas e lugares, e não pode haver envolvimento emocional ou ideológico, tendo em vista que a finalidade é exibir o fato.  

              Manifesto: Onde o texto expõe um jeito de atrair atenção das pessoas. Apontando um problema de importância comum ou alertando para um problema que está prestes a acontecer.

            Indicam-se abaixo alguns gêneros textuais  encontrados na Revista Veja Ed.2147, estes são só alguns, porque em cada página existe probabilidade de novos elementos de gêneros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com